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Dicas
Sabia que por cada hora sentado, perde 21 minutos de vida? Cuide da coluna no local de trabalho
No âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinalou ontem, 16 de outubro, a Spine Matters deixa um alerta: “O nosso corpo não está preparado para ser sedentário”, afirma Luís Teixeira, presidente da Associação. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália, por cada hora que uma pessoa passa sentada, depois dos 25 anos de idade, reduz a esperança média de vida em 21 minutos.

 

Mas há mais: cerca de 40% das pessoas ficam em pé menos de 30 minutos por dia, no seu período laboral, evitando sair da secretária para almoçar e chegando mesmo a adiar idas à casa de banho. Estes são dados de um estudo realizado recentemente a 2.000 trabalhadores ingleses pela British Heart Foundation e pelo grupo Get Britain Standing.

 

As consequências deste sedentarismo podem ser graves. Conforme explica o especialista, citado em comunicado de imprensa, “estar sentado implica uma distorção da curva natural da coluna, pela nova distribuição de peso que é imputada ao corpo humano, habituado a sustentar-se em pé. Essa razão leva a que novos músculos tenham que realizar esse trabalho, para que nos mantenhamos com o tronco levantado e contra a gravidade.” explica Luís Teixeira. E acrescenta: “O preço a pagar é altíssimo”.

 

Desconforto, dormência, desalinhamento da coluna, lesões nas articulações e má circulação sanguínea são apenas algumas das consequências, a longo prazo, de períodos prolongados em posição sentada, estática, pouco natural para o corpo humano. Assim, e de forma a assinalar a efeméride, o ortopedista Luís Teixeira deixa alguns conselhos para cuidar da sua coluna no local de trabalho.

 

1. Não cruze as pernas: Estar sentado com as pernas cruzadas dificulta a circulação e sobrecarrega os músculos ao redor da pélvis.     

    

 2.Tenha atenção à postura quando fala ao telefone: Se passa muitas horas ao telefone, não o apoie no pescoço e ombros. Evite fazer multi-tasking em chamadas telefónicas e utilize um auricular para qualquer conversa que dure mais do que cinco minutos.

 

3. Mantenha a cabeça para cima: Procure manter a cabeça e o pescoço alinhados. O ecrã do computador deve estar ao nível dos olhos e o mesmo se aplica a tablets ou ecrãs de telefone. É aconselhável, também, que mantenha uma distância de 40 a 70 cm do seu monitor e que o rato e o teclado estejam colocados lado a lado. 

 

4. Garanta que tem os pés no chão: Posicione os seus joelhos num ângulo de 90ºC e mantenha os pés apoiados e planos no chão e afastados à medida da largura dos ombros de forma a evitar tensão nas articulações.

 

5. Procure uma posição correta na cadeira: Garanta que as suas costas estão bem apoiadas e que não ficam demasiado retas. Evite também estar sentado à ponta da cadeira para prevenir uma má postura.  6. Levante-se de hora a hora: Faça pausas de forma a reduzir a pressão nos discos vertebrais e a promover a circulação. Levante-se a cada 50-60 minutos para ir à casa de banho, beber água, atender telefonemas ou, simplesmente, para esticar as pernas. Aproveite reuniões para estar de pé ou para dar um passeio, prefira as escadas ao elevador, estacione o carro mais longe.

 

7. Exercite-se: Tente fazer alguns alongamentos durante o dia. Rode os ombros, o pescoço, estique os braços. A atividade física é crucial para  contrariar os vícios posturais do local de trabalho. Fazer modalidades que reforcem a musculatura como pilates, natação ou ioga são boas opções.

 

8. Hidrate-se: A água ajuda a manter as articulações e os músculos devidamente lubrificados e a evitar rigidez no pescoço, joelhos e articulações. 

 

9. Aposte numa cadeira adequada: Se puder escolher a sua cadeira invista numa com as dimensões apropriadas para o nosso corpo e que não seja rígida. O assento deve ser firme e profundo o suficiente para suportar as nossas coxas sem forçar o ângulo posterior dos joelhos, ter apoio para os antebraços e as bordas anteriores do assento devem ser arredondadas.

 

Acompanhe as novidades da Spine Matters, uma Associação sem fins lucrativos que visa a investigação, promoção e desenvolvimento do conhecimento na área da coluna vertebral, na página oficial do Facebook. 

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