FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Dicas
Aqueça o inverno com doses extra de vitamina C
Com a chegada do inverno, as constipações começam a bater à porta. É sabido que a vitamina C tem um elevado poder antioxidante e reforça o sistema imunitário. Alina Fernandes, nutricionista do Hospital Lusíadas Porto revela que uma dieta equilibrada é a melhor maneira de obter as necessidades de vitamina C e que são muito raros os casos em que é necessário recorrer a suplementos. Conheça algumas dicas que o vão ajudar a viver o frio mais saudável.

 

A dose diária recomendada de vitamina C varia consoante a idade, sexo e ciclo de vida da pessoa. Por exemplo, um adulto do sexo masculino deve ingerir diariamente 90 mg de vitamina C. Já no caso das mulheres, o valor desce para 75 mg. No caso da mulher estar a amamentar deve consumir 120 mg de vitamina C.

 

A vitamina C (também designada ácido ascórbico) colabora no fabrico de algumas hormonas e neurotransmissores e, além de ajudar a cicatrizar feridas, reforça o sistema imunitário, ajudando a prevenir infeções. Para além disto, é uma substância fundamental na formação de colagénio que, por sua vez, dá firmeza e elasticidade aos tecidos como a pele, os músculos, as paredes das artérias e das veias, assim como resistência aos ossos e aos dentes.

 

Para além dos tradicionais citrinos, também a salsa, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve-portuguesa, pimento, grelos, agriões, couve-flor, kiwi, papaia, couve-lombarda, coentros, couve-roxa, castanha, morango, brócolos e espinafres são ricos em vitamina C. A nutricionista do Hospital Lusíadas Porto, aconselha a que os alimentos sejam consumidos crus, porque há sempre perdas consideráveis de vitamina C durante o processo de cozedura. Adicionalmente, as frutas e legumes devem ser consumidos o mais frescos possível, pois a própria refrigeração, a exposição ao ar e à luz provocam perdas significativas de vitamina C.

 

Fonte: Rota Lusíadas 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview