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Entrevista
Diabetes e fruta? Sim, nas porções adequadas
Por: Joana Oliveira, dietista
Diabetes e fruta? Sim, nas porções adequadas

Fruta? Sim, nas porções adequadas"A banana, as uvas e os figos são os frutos com maior teor de açúcar", diz Joana Oliveira, dietista e coordenadora de projetos da Fundação Ernesto Roma. Porém, alerta que "não são para evitar, mas sim para ter atenção à quantidade ingerida".

Vital Health (VH) | Que fatores devem ter em conta as pessoas com diabetes na escolha dos frutos?

Joana Oliveira (JO) | Variar os alimentos é muito importante, porque diferentes alimentos têm diferentes nutrientes. O mesmo se aplica à fruta. Por exemplo, o kiwi e a laranja são ricos em vitamina C, mas a banana é rica em magnésio e a maçã em fibra solúvel. Assim, a pessoa com diabetes deve variar o tipo de fruta, preferindo as frutas da época, naturalmente mais ricas em nutrientes.

VH | Quais os frutos mais ricos em açúcar e aos quais é necessária maior atenção por parte das pessoas com diabetes?

JO | A banana, as uvas e os figos são os frutos com maior teor de açúcar. Porém, não são para evitar, mas sim para ter atenção à quantidade ingerida. Mesmo assim, se os compararmos com o famoso pastel de nata, conseguem ter menos açúcar, além de maior quantidade de fibra, vitaminas e minerais.

VH | Quais são as doses mais adequadas de consumo?

JO | Tendo uma laranja média ou uma maçã pequena como referência, em termos de açúcar, a quantidade correspondente de banana é metade de uma banana, de uvas são 8 a 10 bagos e de figos é um figo e meio.

VH | Existem frutos que, pela menor quantidade de açúcar, são mais adequados a pessoas com diabetes?

JO | A alimentação de uma pessoa com diabetes deve ser completa, variada e equilibrada. Assim, não existem frutos mais adequadas mas porções ou quantidades adequadas. Qualquer fruto comido em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

VH | De uma maneira geral, qual a importância da inclusão de fruta na alimentação diária? E especificamente para as pessoas com diabetes?

JO | A fruta é uma importante fonte de vitaminas minerais antioxidantes e fibra, tendo diversos benefícios para a saúde. Para tirar o máximo partido destes alimentos deve-se consumi-los fora das refeições principais, inteiros e com casca, respeitando a porção recomendada e variando o tipo de fruta de acordo com a época. As pessoas com diabetes, nas refeições intermédias, devem acompanhar a fruta com outros alimentos, como um pouco de pão escuro ou de mistura ou frutos gordos (amêndoas, nozes, avelãs ou pinhões).

Artigo original publicado na brochura do 8.º Fórum Nacional da Diabetes 

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