FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Entrevista
Anemia: um problema de Saúde Pública que afeta um em cada cinco portugueses
Por: António Robalo Nunes, presidente do Anemia Working Group Portugal
Anemia: um problema de Saúde Pública que afeta um em cada cinco portugueses
Os números fazem parte do estudo epidemiológico realizado pelo Anemia Working Group Portugal (AWGP). A propósito do Dia da Anemia, que se assinala no próximo domingo, 26 de novembro, o Vital Health esteve à conversa com António Robalo Nunes, imuno-hemoterapeuta e presidente do AWGP, que explica que o que está em causa é “o cumprimento deficiente de uma função vital do organismo: o transporte de oxigénio”.

 

Segundo o modelo da Organização Mundial de Saúde, Portugal não deveria ultrapassar os 15% de prevalência da anemia. No entanto, com o estudo Empire, que focou apenas adultos em Portugal Continental, o AWGP verificou que a realidade é mais grave do que aquela que nos era imputada: “temos uma prevalência real de mais de 20%, o que significa que um em cada cinco portugueses têm anemia e, tal como acontece em todo o mundo, prevalece a anemia por deficiência de ferro”, informa o especialista.

 

Nesta entrevista o médico aponta o cansaço como o principal sintoma desta condição, frequentemente desvalorizado pela população. Assista ao vídeo e conheça outros sinais de alerta a que deve estar atento e reportar aos profissionais de Saúde.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview