FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Iniciativas
Rastreios cardiovasculares gratuitos em Lisboa no Dia Nacional do Doente Coronário

É já nesta quarta feira, dia 14 de fevereiro, que se celebra o Dia Nacional do Doente Coronário. A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) assinala o dia organizando o 3.º Encontro de Doentes Cardíacos com o tema “Reabilitar o coração para viver mais e melhor”, em Coimbra, e disponibiliza rastreios cardiovasculares gratuitos em Lisboa, no Centro Comercial das Amoreiras.

 

Os programas de reabilitação cardíaca são direcionados a doentes coronários, que sofreram um enfarte do miocárdio, têm insuficiência cardíaca ou foram submetidos a angioplastia ou cirurgia coronária ou valvular. No entanto, segundo dados recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal apresenta uma das mais baixas taxas de participação de doentes em programas de reabilitação cardíaca, com apenas 8% dos doentes que sofreram um enfarte do miocárdio a participarem nestes programas.

 

Neste sentido, o presidente da FPC, Manuel Carregata considera que “é responsabilidade dos clínicos recomendar que todos os doentes elegíveis (com doença coronária, insuficiência cardíaca, entre outros) participem num programa de reabilitação cardíaca”, uma vez que estes programas representam “uma das intervenções clínicas mais custo-eficazes no tratamento das doenças cardiovasculares”, minimizando a progressão e complicações da doença.

 

Os rastreios cardiovasculares irão decorrer entre as 12h00 e as 15h00 contará com a avaliação da pressão arterial, doseamento da glicemia, medição do peso e altura para cálculo do índice de massa corporal, medição do perímetro abdominal e aconselhamento nutricional.

 

Mais informações aqui.

 

dianacionaldoentecoronario d2a59

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview