FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Iniciativas
“Sorrisos de Porta em Porta”: UC integra projeto que procura promover e melhorar a saúde oral dos idosos

O projeto “Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro” vai contar com a participação de docentes e estudantes do mestrado integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). A iniciativa vai ser apresentada no próximo sábado, dia 16 de junho, pelas 11h45m, na aldeia de Figueira, freguesia de Vila Facaia, concelho de Pedrógão Grande.

 

Promover e melhorar a saúde oral dos idosos da região Centro, designadamente dos municípios afetados pelos incêndios florestais de 17 de junho de 2017, é o grande objetivo do projeto. Este vai ser desenvolvido nas localidades de Pampilhosa da Serra, Góis, Castanheira de Pera, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, Sertã e Mação, onde os recursos de prestação de cuidados de Medicina Dentária são escassos.

dentaria capa a163c

Desta forma, o “Sorrisos de Porta em Porta”, promovido pela associação Mundo a Sorrir, tem como grupos-alvo os idosos, em contexto de lar, centro de dia e serviços de apoio domiciliário. Preveem-se 1500 utentes e respetivos cuidadores (cerca de 400), entre ajudantes de ação direta, enfermeiros e animadores.

As atividades vão desenvolver-se ao longo de visitas a diversas instituições dos sete municípios afetados, com equipas formadas por médicos dentistas, docentes da FMUC e colaboradores da Mundo a Sorrir, bem como alunos dos últimos anos do mestrado integrado em Medicina Dentária. Ao todo, o projeto vai contar com o apoio de 30 voluntários.

Em cada visita, os voluntários realizam uma apresentação de promoção de saúde oral e uma ação prática de capacitação na área da higiene oral e prevenção em saúde oral. Em simultâneo, são efetuados questionários e rastreios orais aos idosos, por forma a identificar situações de referenciação para tratamento, a realizar numa segunda fase do projeto, a partir de janeiro 2019.

 

PUBLICIDADE

Por vezes mais é menos

Por vezes mais é menos

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview