FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Opinião
A importância do uso correto e racional do medicamento
Por: Ema Paulino, farmacêutica
A importância do uso correto e racional do medicamento

Elevados índices de saúde e bem-estar são a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

 

O medicamento é uma tecnologia custo-efetiva que promove a garantia destes índices, ao ser uma parte central dos cuidados de saúde e ao contribuir de forma determinante para o aumento da esperança média de vida.

Contudo, se usado de forma incorreta pode constituir um risco para a saúde, e não se revelar a mais-valia para o Serviço Nacional de Saúde que tem o potencial de ser.

Estima-se que 50% dos cidadãos, em todo o mundo, não tomam corretamente os medicamentos. Mas as oportunidades de melhoria ao nível da utilização dos medicamentos encontram-se não só na adesão à terapêutica, mas também na utilização atempada do medicamento, na prevenção dos erros de medicação, na utilização de genéricos e na gestão da toma simultânea de vários medicamentos.

A não utilização do medicamento atempadamente, que acontece, por exemplo, quando o diagnóstico é tardio, assim como a não adesão à terapêutica como prescrita, podem ser responsáveis pelo aumento da probabilidade do insucesso do tratamento, por complicações evitáveis, por aumento dos gastos com a saúde e aumento da mortalidade.

Grande parte dos erros de medicação decorrem da polimedicação, ou seja, resultam do consumo de vários medicamentos em simultâneo no tratamento de doenças crónicas. Vários estudos sustentam que 5,2 milhões de portugueses sofrem de pelo menos uma doença crónica e que 2,6 milhões sofram de duas ou mais, pelo que a polimedicação é muito frequente.

Em Portugal estima-se que 43 mil doentes sejam admitidos nos hospitais, todos os anos, em consequência de situações relacionadas com medicamentos.

Perante esta realidade o que se pretende, para além da promoção das medidas preventivas, é um tratamento e um controlo adequado das doenças crónicas. Estes objetivos também passam pela promoção da literacia em saúde junto do cidadão.

Para que os medicamentos exerçam o efeito desejado e para prevenir interações e reações adversas é necessário que sejam tomados corretamente, na dose certa e no horário recomendado.

O Serviço de Preparação Individualizada da Medicação é um serviço que responde a esta necessidade, auxiliando os doentes na toma de forma correta e segura dos seus medicamentos.

Trata-se de um serviço em que o farmacêutico prepara a medicação numa embalagem descartável, totalmente selada, de acordo com os horários das tomas e os dias da semana.

É um serviço individualizado e personalizado, com comprovados benefícios para o doente e ou para o seu cuidador na medida em que: reduz os erros na administração dos medicamentos, melhora a adesão à terapêutica e reduz o esquecimento das tomas.

Ao se promover a toma correta dos medicamentos, retiramos maior beneficio da terapêutica e obtemos maiores ganhos em saúde.

Artigo de Opinião
Ema Paulino
Farmacêutica, Farmácias Holon

PUBLICIDADE

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview