FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Opinião
Conhece a idade das suas artérias?
Por: Helena Amado, diretora técnica, Farmácia Luciano e Matos
Conhece a idade das suas artérias?
As artérias, vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue do coração para todas as partes do corpo, vão perdendo elasticidade ao longo da vida, tornando-se mais rígidas. A rigidez arterial surge como um processo normal do envelhecimento. Contudo, pode ser acelerada pela presença de fatores genéticos, pelos estilos de vida pouco saudáveis (inatividade física, hábitos tabágicos, alimentação desequilibrada) ou algumas doenças (como, por exemplo, a diabetes ou a hipertensão arterial).

 

Porque é importante conhecer a idade das suas artérias?

 

O aumento da rigidez arterial faz com que, em algumas pessoas, a idade das artérias seja mais elevada do que a sua idade cronológica. Nestes casos, a probabilidade de ocorrer uma doença cardiovascular, como enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC), é mais elevada do que na restante população.

 

No entanto, com o controlo cuidadoso dos fatores de risco cardiovascular presentes, é possível retardar o envelhecimento prematuro das suas artérias e diminuir o risco de doença cardiovascular.

 

Como se avalia?

 

A avaliação da rigidez arterial e da idade das artérias é feita por um método simples e não invasivo, semelhante ao utilizado para avaliar a pressão arterial. Uma braçadeira é colocada no braço e permite obter parâmetros relacionados com a saúde das artérias.

 

Que resultados obtém?

 

Pressão arterial
Indica a força que o sangue bombeado pelo coração exerce nos vasos sanguíneos.

 

Frequência cardíaca
Indica o número de vezes que o coração bate, num minuto.

 

Velocidade de onda de pulso
É um parâmetro da rigidez arterial que permite detetar precocemente lesões nas artérias.

 

Idade vascular
Indica a idade das artérias.

 

No próximo dia 20 de maio, a Farmácia Luciano e Matos vai participar, pela primeira vez, na iniciativa “Coimbra Unida pelo Coração”. A Farmácia oferece a todos os participantes uma avaliação à rigidez arterial, no Café Santa Cruz, em Coimbra, entre as 10h00 e as 17h00. Este rastreio avalia a idade das nossas artérias e está apenas disponível nas Farmácias Holon. Queremos estar mais próximos dos nossos utentes e sensibilizar a adoção de um estilo de vida saudável.

 

Organizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, a “Gincana do Coração” pretende sensibilizar a população para a importância do check-up regular, segundo o risco cardiovascular de cada um.

 

A iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 17h00, conta também com aulas de yoga, zumba e massagens de relaxamento.

 

Proteja o seu coração e as suas artérias!

 

Artigo de opinião
Helena Amado
Diretora Técnica, Farmácia Luciano e Matos

PUBLICIDADE

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview