FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Estilo de vida atual aumenta incidência da miopia
O número de casos de pessoas com miopia tem sofrido um aumento exponencial entre adultos e jovens nos últimos anos, o que se deve sobretudo ao uso constante de dispositivos eletrónicos e a diminuição das atividades ao ar livre. Em Portugal a miopia atinge cerca de 25% da população.

 

Os estudos mais recentes indicam que o número de casos de miopia aumentaram porque o ser humano passou a estar muito tempo em locais fechados, recorrendo constantemente ao uso de dispositivos eletrónicos, e não ao ar livre. Em Portugal a miopia atinge cerca de 25% da população (cerca de 2,5 milhões de pessoas), mas a sua incidência pode vir a aumentar entre os mais jovens devido ao seu estilo de vida atual.

 

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) destaca a importância de distinguir duas dimensões diferentes de miopia: a miopia simples, ligeira ou moderada, até seis dioptrias, que se corrige com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia, e a miopia elevada acima das seis dioptrias, também corrigida com os mesmos métodos, mas que muitas vezes vem acompanhada de complicações oftalmológicas sérias, como o descolamento da retina ou a baixa visão por alterações graves da retina.

 

Segundo a SPO, o grande desafio da miopia verifica-se nos dois parâmetros: simples e patológico, crescendo não só em número, como também em gravidade. Ainda não foi possível encontrar uma forma de prevenir ou de travar a sua evolução.

 

Segundo António Marinho, diretor de Serviço de Oftalmologia do Hospital da Luz em Vila Nova de Gaia, “sabe-se que esta doença evolui ao longo da vida adulta e que não se nasce com a mesma miopia com que se morre. Por isso, há dois fatores importantes a ter em conta: impedir que a miopia apareça e impedir que ela aumente. Tal não foi alcançado de forma efetiva até hoje mas vamos continuar a debater o tema e atuar com as armas que existem para dar a melhor qualidade de vida possível aos doentes”.

 

O presidente da SPO, Monteiro Grillo, deixa algumas recomendações básicas para combater a miopia: manter um estilo de vida que implique um aumento de atividades ou permanência ao ar livre (mínimo de duas horas); permanecer menos tempo focado nos dispositivos eletrónicos; e fazer rastreios regulares de visão, nomeadamente entre os mais pequenos.

PUBLICIDADE

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview