FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Atenção aos antibióticos! – Comissão Europeia lança vídeo informativo
No âmbito do novo Plano de Ação para Combater a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), uma ameaça crescente que é responsável por 25.000 mortes todos os anos na União Europeia, a Comissão Europeia divulgou recentemente um vídeo informativo sobre os riscos associados à toma excessiva de antibióticos.

 

“Os antibióticos são indispensáveis para ajudar a curar doenças comuns e prevenir infeções durante as cirurgias, infelizmente o seu uso excessivo resulta em bactérias perigosamente resistentes”, começa por alertar o vídeo recentemente divulgado. O aumento da RAM deve-se a vários fatores, entre os quais a utilização excessiva e inadequada de antibióticos nos seres humanos, o uso veterinário excessivo na produção animal e a falta de condições de higiene em contextos de prestação de cuidados de saúde ou na cadeia alimentar.

 

De acordo com os dados disponíveis no Eurobarómetro de junho de 2016, a falta de conhecimento continua a ser um fator fundamental para o uso excessivo de antibióticos: 57 % dos europeus não sabem que os antibióticos são ineficazes contra os vírus e 44 % não sabem que são ineficazes contra as constipações e a gripe.

 

O vídeo agora produzido pretende sensibilizar o público para um conhecimento informado sobre a RAM e dar a conhecer o Plano de Ação para Combater a Resistência aos Antimicrobianos, bem como apelar à união de todos os países no combate a esta realidade que ultrapassa fronteiras.

 

Assista ao vídeo, aqui.

 

PUBLICIDADE

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview