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Saúde
Para uma viagem sem percalços, “Não Conduza de Olhos Fechados”
A Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) lançou recentemente uma campanha de sensibilização rodoviária que pretende alertar para os sinais de sonolência ao volante e reforçar o ensino de medidas de boa higiene do sono para uma viagem sem percalços.

 

Um estudo recente, que contou com a participação de 12.783 mil inquiridos de 19 países europeus, incluindo Portugal, concluiu que 23% dos participantes já tinham adormecido enquanto conduziam, pelo menos uma vez nos últimos dois anos, e que 20% dos acidentes de viação estão relacionados com sonolência ao volante.

 

Neste contexto, a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da SPP que, em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Linde e a Prevenção Rodoviária, promove campanha “Não Conduza de Olhos Fechados”, considera que “tão importante como alertar para o perigo da condução sob efeito do álcool, de não cumprir as velocidades recomendadas ou de usar o telemóvel durante a condução, é chamar a atenção para o perigo da sonolência ao volante”.

 

O alerta ganha especial relevância na época de verão, caraterizada por “viagens mais longas rumo às férias e de regresso de muitos emigrantes ao país”. Assim, é “fundamental recordar a importância de um sono reparador antes de viajar”, afirma a Dr.ª Susana Sousa, representante da Comissão. 

 

Entre as diferentes causas que podem ser responsáveis pela sonolência ao volante, a especialista aponta, em primeiro lugar, os fatores comportamentais, nomeadamente, “a privação do sono, ou seja, dormir menos que 7-9 horas, o trabalho excessivo por períodos prolongados, o trabalho por turnos e sem recuperação do sono nos períodos de descanso”. Segundo a pneumologista, “todos distúrbios do sono não tratados podem afetar a capacidade de alerta durante o dia e consequentemente, influenciar a capacidade para a condução”.

 

Dica para a prevenção da sonolência:  

 

- Dormir entre sete e nove horas regularmente

- Não conduzir em caso de sonolência

- Reconhecer os sinais de sonolência ao volante

- Parar o carro e dormir uma sesta 15-20 minutos se se sentir com sono enquanto conduz

- Planear a viagem, programar o trabalho prévio à condução e considerar partilhar a tarefa de condução, em viagens longas.

 

Esta campanha pretende divulgar a mensagem, sobretudo, através das redes sociais, porque “o mais importante é #naoconduzadeolhosfechados”, alerta a Comissão.

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