FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial da Visão: 4.5 mil milhões de pessoas em todo o mundo têm problemas de visão
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem em todo o mundo 4.5 mil milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de deficiência visual e quase metade não tem o seu problema corrigido. O Dia Mundial da Visão, que se assinala amanhã, 12 de outubro, é comemorado em Portugal com ações de rastreio visual a jovens estudantes e idosos.

 

A iniciativa decorre no âmbito de uma parceria que envolve a Santa Casa da Misericórdia, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e a Essilor. No total vão ser realizados rastreios visuais a cerca de 120 jovens estudantes da Aldeia de Santo Isabel e a 60 idosos da Junta de Freguesia de Santo António. A ação inclui um tour de autocarro de turismo Sight Seeing por Lisboa, que permitirá aos participantes “verem a cidade com outros olhos”, lê-se no comunicado de imprensa.

 

O objetivo deste rastreio da Essilor é identificar problemas de visão em segmentos da população mais sensíveis, tendo em vista que é fundamental a deteção precoce para uma compensação eficaz. De acordo com as entidades promotoras da iniciativa, em Portugal, milhares de pessoas necessitam corrigir a visão e um número significativo destas desconhece tal facto ou não controla regularmente o seu estado de saúde ocular.

 

No entanto, alertam: “A saúde ocular não depende apenas de fatores genéticos e as anomalias visuais de características fisiológicas. Também é necessária a preservação da visão, ao longo da vida, contra efeitos nocivos cumulativos: a prevenção continuada requer cada vez mais soluções óticas especializadas e personalizadas, de superior qualidade, fruto de tecnologias avançadas e técnicas crescentemente complexas, nos campos da correção visual, e da defesa ocular contra efeitos nefastos de fatores externos circunstanciais e ambientais”.

 

O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa anual, estabelecida em 1998 pela Organização Mundial da Saúde, para chamar a atenção, a nível internacional, para os problemas da visão.

 

PUBLICIDADE

© 2017 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview