FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
“Espirrar não é uma emergência”, avisa o INEM
No momento em que o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmam que o pico da gripe está a chegar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acaba de lançar uma campanha nas redes sociais que procura alertar para o uso indevido do número europeu de emergência – 112.

 

Com o mote “Santinho! Espirrar não é uma emergência”, esta campanha pretende dirigir a população com sintomas de gripe para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através do número 808 24 24 24.

 

No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos. Nas crianças, as manifestações dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto.
© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview