FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Portugal contraria tendência europeia e volta a aumentar taxa de vacinação contra a gripe
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) sobre a vacinação contra a gripe na Europa, divulgado esta semana, revelou que se verifica uma tendência decrescente da vacinação contra a gripe. Em declarações à agência Lusa, a diretora-geral da Saúde afirmou que em Portugal caminha no sentido contrário, sobretudo na cobertura vacinal das populações de risco.

 

“A partir da pandemia de 2009/2010, todos os anos temos melhorado os indicadores. Este ano, mais uma vez, ainda numa avaliação preliminar, temos indicação de que vamos ficar com uma cobertura vacinal superior à do ano passado”, salientou Graça Freitas. Os números apontam para que que este ano já tenham sido vacinados pelo menos 62 % dos idosos, o que corresponde a um aumento de dois pontos percentuais relativamente ao ano passado.

 

Na mesma entrevista, Graça Freiras adianta ainda que, no caso particular das pessoas residentes em lares, tem-se verificado uma cobertura vacinal da ordem dos 90 % desde a época 2011/2012.

 

Apesar de a cobertura entre os profissionais de saúde também ter registado melhorias, a Diretora-Geral da Saúde reconhece e lamenta que continue abaixo do que era desejado.

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview