FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
No Dia Mundial do Sono acerte o relógio circadiano e aproveite a vida
Esta sexta-feira, 16 de março, celebra-se o Dia Mundial do Sono, com o tema “Dê importância ao sono, cuide dos seus ritmos, desfrute a vida”. No âmbito da comemoração deste dia, a Associação Portuguesa de Sono (APS) e o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (CNC) desafiam a população a acertar o relógio circadiano e a aproveitar a vida.

 

Os ciclos de sono são essenciais ao bem-estar do organismo e são regulados pelos ritmos circadianos. Estes ritmos são oscilações biológicas, de aproximadamente 24 horas, fundamentais para todas as células e seres vivos, condicionadas por estímulos como a luz ou a noite, a temperatura, o oxigénio e até o exercício físico e a alimentação. Para além do sono, muitos dos processos fisiológicos variam também ao longo dessas 24 horas, como a produção de hormonas ou a temperatura corporal.

 

O Dia Mundial do Sono assinala-se, anualmente, na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera e pretende sensibilizar a população para a importância do sono na Saúde e bem-estar e ainda alertar para que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode, e deve, ser melhorada.

 

Para assinalar a data, a APS produziu um vídeo de sensibilização que pretende alertar a população para o relógio circadiano e para a importância de atender aos seus ritmos para conseguir uma vida saudável. Assista ao vídeo aqui.

 

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview