Durante seis semanas, será dada a oportunidade aos participantes de contactarem com várias dinâmicas e estratégias que pretendem reduzir as limitações que são impostas pelas suas doenças crónicas.
Com o apoio de dois formadores certificados, o curso explora questões como o uso adequado de medicamentos no contexto específico das doenças crónicas e a formação, baseada num programa desenvolvido na Universidade de Stanford, a alimentação saudável, o controlo de emoções e a importância da atividade física. A formação integra, ainda, uma componente destinada a melhorar a comunicação dos doentes com familiares, amigos e profissionais de Saúde.
Responsável pela cátedra de dor da FMUP, José Castro Lopes explica que “esta formação tem tido resultados positivos em doentes que sofrem de patologias crónicas”. O presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), explica que, para além das "melhorias na capacidade de executar atividades sociais e domésticas, os participantes deste programa apresentam menores níveis de depressão e de frustração", tendo sido registados resultados positivos no que diz respeito ao controlo da dor e nos níveis de confiança.
Submeta a inscrição, gratuita, mas limitada às vagas disponíveis, através do e-mail medicinador@med.up.pt.