FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Curso sobre doenças crónicas quer melhorar a qualidade de vida dos doentes
Melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crónicas é o principal objetivo do curso “Assumir o Controlo da Sua Saúde”. A formação, promovida pela cátedra de Medicina da Dor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), arranca a 12 de abril e decorre no Centro de Investigação Médica da FMUP.

 

Durante seis semanas, será dada a oportunidade aos participantes de contactarem com várias dinâmicas e estratégias que pretendem reduzir as limitações que são impostas pelas suas doenças crónicas.

 

Com o apoio de dois formadores certificados, o curso explora questões como o uso adequado de medicamentos no contexto específico das doenças crónicas e a formação, baseada num programa desenvolvido na Universidade de Stanford, a alimentação saudável, o controlo de emoções e a importância da atividade física. A formação integra, ainda, uma componente destinada a melhorar a comunicação dos doentes com familiares, amigos e profissionais de Saúde.

 

Responsável pela cátedra de dor da FMUP, José Castro Lopes explica que “esta formação tem tido resultados positivos em doentes que sofrem de patologias crónicas”. O presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), explica que, para além das "melhorias na capacidade de executar atividades sociais e domésticas, os participantes deste programa apresentam menores níveis de depressão e de frustração", tendo sido registados resultados positivos no que diz respeito ao controlo da dor e nos níveis de confiança.

 

Submeta a inscrição, gratuita, mas limitada às vagas disponíveis, através do e-mail medicinador@med.up.pt.

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview