FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Maratona da Saúde conta consigo para apoiar investigação em doenças autoimunes e alergias
A Maratona da Saúde regressa esta sexta-feira, 13 de abril, com o objetivo de angariar dinheiro para apoiar a investigação na área das doenças autoimunes e alergias. A iniciativa da RTP e da Maratona da Saúde pode ser seguida online através das suas plataformas digitais. Ao fim do dia e à noite pode contar também com a emissão de edições especiais solidárias dos programas Preço Certo e Brainstorm.

 

Esta iniciativa pretende sensibilizar e informar a sociedade civil sobre os avanços científicos na área da Saúde e apoiar a investigação biomédica de excelência em Portugal.

 

Os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, atribuídos anualmente em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, têm como objetivo financiar cientistas que trabalham em instituições portuguesas nas várias áreas da Saúde. As passadas edições foram dedicadas a temas como cancro, diabetes, doenças neurodegenerativas e doenças Cardiovasculares, e financiaram mais de 11 cientistas. "O sucesso das iniciativas como a Maratona da Saúde noutros países como França, Itália ou Catalunha (Espanha), prende-se com o facto de serem desenvolvidas com regularidade há mais de 30 anos, tendo já sido criado o hábito da comunidade fazer donativos para esta causa anualmente", refere, em comunicado, Maria João Leão, uma das diretoras executivas desta iniciativa. Por outro lado, sublinha que os "fundos angariado nesses países já permitiram financiar e desenvolver investigação científica que possibilitou o desenvolvimento de tratamentos inovadores para várias doenças, com grande impacto na qualidade de vida de alguns doentes, o que demonstra o sucesso e a utilidade pública deste formato". 

 

Em Portugal, "os principais desafios da Maratona da Saúde têm sido criar conteúdos informativos e de sensibilização na área da Saúde e diversificar os meios de divulgação, permitindo que a mensagem de esperança chegue a mais pessoas, utilizando formatos mais imediatos e atuais como SMS ou Aplicações móveis", explica Maria João Leão.

 

Como apoiar?

 

A linha solidária Altice Portugal/ Maratona da Saúde vai estar ativa durante 13 de abril. Para donativos superiores a dois euros, caso esteja no estrangeiro, deve contactar o número de telefone 213 246 270. Pode ainda participar ligando para o número solidário 760 20 60 90 (custo da chamada 0,60€+IVA), apenas em Portugal, ou doando um determinado valor através do IBAN PT50 0035 0413 00044189 730 73. 

 

Vencedores da 4.ª edição

 

Inês Falcão Pires, com o projeto "Remodelagem reversa: estudo de um processo de recuperação cardíaca em mulheres grávidas”, foi uma das vencedoras da edição passada. O programa em causa, pretende estudar um grupo de mulheres grávidas saudáveis no período do periparto, a fim de compreender o processo de recuperação cardíaca em doentes cardiovasculares. Uma vez que a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de morte em todo o mundo, este projeto tenciona desvendar potenciais biomarcadores de prognóstico da doença.

 

Outro projeto vencedor foi de José Delgado Alves, intitulado "Influência do colesterol HDL na regulação da resposta imunitária e na activação de linfócitos T", que pretende contribuir para o desenvolvimento de fármacos para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, através do estudo sobre os efeitos do colesterol HDL na modulação do sistema imunitário humano.

 

Mais informações disponíveis aqui.

 

maratonasaude fdff2

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview