FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
APDI assinala Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino com ações de sensibilização no Porto e em Almada

A Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI) vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino com iniciativas em diferentes pontos do país, nomeadamente um flashmob na estação de metro da Trindade, no Porto, e a iluminação do Cristo-Rei, em Almada. As comemorações realizam-se já no próximo dia 19 de maio.

 

Dando continuidade à tradição, a APDI procura sensibilizar os portugueses para a doença de crohn e a colite ulcerosa e o facto de quase 20 mil pessoas viverem com estas patologias. Como principal objetivo, o projeto pretende derrubar as barreiras ao conhecimento e desmistificar medos, dúvidas e mitos. Neste sentido, e como tem acontecido em anos anteriores, a Associação junta-se assim às suas congéneres em todo o mundo.

As celebrações no Porto vão ficar marcadas pelo Flashmob, que vai contar com membros e elementos da própria Associação, bailarinos e professores de exercício físico, pessoas com as patologias em causa e a população em geral. Vai decorrer pelas 17h00 no metro da Trindade.

Por sua vez, e seguindo as diretrizes da Federação Europeia de Associações de Crohn e Colite Ulcerosa, o Cristo-Rei, em Almada, vai ficar iluminado de púrpura – a cor que identifica as doenças inflamatórias do intestino – a partir das 20h30.

Ainda que o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias do Intestino se assinale só a 19 de maio, as atividades comemorativas da APDI iniciaram no dia 14 de abril, com o workshop “Medos, dúvidas e mitos”. Aqui, foram discutidas questões relacionadas com os desafios enfrentados diariamente pelos doentes, com a participação de diferentes profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e farmacêuticos. As conclusões desta iniciativa vão ser divulgadas durante o 2.º Congresso da APDI, que vai ter lugar em Lisboa no dia 13 de outubro.

 

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview