FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial da Tiroide assinalado com ação de sensibilização em Lisboa
Entre os dias 21 e 27 de maio, assinala-se a 10.ª Semana Internacional da Tiroide, uma iniciativa da Federação Internacional da Tiroide (FIT). No seguimento do marco anual, a Associação das Doenças da Tiroide (ADTI), que lidera a iniciativa em Portugal, vai estar presente na estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, entre as 9h00 e as 17h00 do dia 25 de maio, o Dia Mundial da Tiroide, para uma ação de sensibilização da população.

 

Além disso, na iniciativa, que conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da Geração Saudável, da Merck e da Infraestruturas de Portugal, vai ser possível fazer rastreios ao hipotiroidismo e aprender mais sobre as principais doenças da tiroide.

 

“Embora as doenças da tiroide sejam muito comuns, mais de 30% dos portugueses desconhece os seus sintomas. As campanhas de sensibilização, como é o exemplo da Semana Internacional da Tiroide, revestem-se de grande importância para que possamos esclarecer cada vez mais pessoas”, afirma Celeste Campinho, presidente da ADTI.

 

Estima-se que um milhão de portugueses sofra de distúrbios da tiroide, ainda que se verifique um escasso conhecimento relativamente às doenças associadas a esta glândula e à forma como se manifestam.

 

“Pelo menos 5% dos portugueses apresentam alguma forma de disfunção da tiroide, sendo as mulheres dez vezes mais afetadas. O seu rastreio não é ainda universal, contudo é recomendado nalgumas circunstâncias”, explica Maria João Oliveira, membro do Grupo de Estudos da Tiroide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

 

As perturbações da tiroide, que funciona como o painel de controlo do organismo, manifestam-se através de alterações de peso, temperatura irregular, palpitações cardíacas e cansaço excessivo. Como consequências, podem desenvolver-se diversos problemas, tais como falta de concentração, falta de motivação, dificuldade para engravidar e obstipação, que são muitas vezes são confundidos com outras doenças. O hipertiroidismo e o hipotiroidismo são as doenças da tiroide mais conhecidas, com maior prevalência junto das mulheres.

 

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview