FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Projeto de alfabetização inclusiva única no mundo quer eliminar "barreiras entre as pessoas"
O projeto “EKUIzar para mudar o Mundo!”, da Associação Leque, foi o grande vencedor da 6.ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, promovida pela MSD. O Vital Health esteve à conversa com a presidente da Associação, Celmira Macedo, que explica o propósito deste projeto único no mundo, que visa eliminar as "barreiras entre as pessoas". Assista ao vídeo da entrevista.

 

De acordo com a presidente da Associação Leque, a autenticidade deste projeto deve-se ao facto de integrar quatro formas de comunicação: o braille, o alfabético fonético, a língua gestual portuguesa e a grafia do português, num baralho de cartas inovador.

 

A investigação científica vem comprovar que, quando expostas a estes métodos de forma simultânea, as crianças aprendem de uma forma mais rápida. Por outro lado, este projeto vem permitir que "desenvolvam competências de comunicação" e de "cidadania ativa".

 

Desde que foi lançado, em 2015, o EKUI já contribuiu para a alfabetização de duas mil crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, e chegou a 30 mil crianças e adultos através de diferentes atividades, como formação de professores, terapeutas e educadores e rastreios nas escolas.

 

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview