Sensibilizar para a deteção precoce do cancro colorretal (CCR), um dos cancros com maior incidência no país e também um dos mais mortais, foi um dos principais objetivos da campanha dirigida a pessoas dos 50 aos 74 anos e assintomáticos, bem como, consciencializar a população para os sinais e sintomas, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce.
A iniciativa, apoiada pela Fundação Ageas, Médis, Farmácias Portuguesas, Fundação Millennium bcp, Fundação Calouste Gulbenkian, Europacolon Portugal, Alliance Healthcare e pelo Laboratório Germano de Sousa, decorreu em 292 farmácias aderentes, com a participação de 4190 pessoas.
A idade média dos participantes rondou os 61 anos, sendo que cerca de metade dos participantes (48,1%) tinham idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos. A participação de mulheres foi mais significativa (57% mulheres vs. 43% homens), mas, em comparação com campanhas anteriores, a participação masculina aumentou significativamente.
No que diz respeito aos resultados, os testes positivos fixaram-se nos 4,2% (177 pessoas), tendo-se observado uma maior prevalência de resultados positivos nos homens face às mulheres (56,5% homens vs. 43,5% mulheres). Aos utentes com resultados positivos, foi recomendado consulta médica para análise da situação e definição de próximos passos, nomeadamente a realização de colonoscopia, de acordo com as Normas nacionais.
O diagnóstico precoce e a promoção da literacia são fundamentais para a redução da mortalidade, da morbilidade e dos custos em saúde, nomeadamente em contexto de pandemia em que houve atrasos nos diagnósticos e limitações no acesso aos cuidados de saúde.
Saiba mais no site da iniciativa.