Siga as nossas redes sociais

Atualidade
Imagem Desdobramento

"Gravidez, vírus e problemas emergentes": O webinar para tirar todas as dúvidas

Por: Carolina Ajuda

terça-feira, 12 outubro 2021 11:04
No dia 16 de outubro vai realizar-se às 13h15, um webinar, aberto ao público em geral, sobre “Vírus, Gravidez e Problemas Emergentes”, no âmbito das 2.ª Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

 

Este webinar, conta com a participação do virologista Pedro Simas e será moderado por médicos de Medicina Interna e Obstetrícia que responderão a todas as questões colocadas pela audiência.
 
“Esta é uma oportunidade a não perder por todas as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar e familiares para colocarem questões, esclarecerem as suas dúvidas ou receios sobre gravidez e o risco de infeção por COVID-19, a amamentação e a vacinação” afirma Pedro Correia Azevedo, coordenador do NEMO.
 
Segundo dados recentes, a gravidez, por si só, não aumenta a gravidade da COVID-19 e o risco das mulheres grávidas ficarem infetadas é semelhante ao da população em geral. Contudo, em Portugal, as mulheres engravidam cada vez mais tarde, ou seja, existe cada vez mais potencial para a existência de patologia crónica associada, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes mellitus.
 
São estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da COVID-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres grávidas é essencial.
 
“As informações são ainda muito reduzidas, mesmo assim, parece que podemos afirmar que a COVID-19 parece não aumentar o risco de malformações congénitas. À luz dos conhecimentos atuais, parece que existe uma associação entre a infeção e o aumento de parto pré-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de águas)” conclui Pedro Correia Azevedo.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview