Siga as nossas redes sociais

Atualidade
Imagem Desdobramento

Hospital Cruz Vermelha disponibiliza consulta de segunda opinião ao doente cardiovascular

Por: Beatriz Pina

quinta-feira, 19 maio 2022 10:42

Durante o mês de maio, mês do coração, o Heart Center do Hospital Cruz Vermelha (HCV) disponibiliza, na área cardiovascular, a possibilidade de realizar uma consulta de segunda opinião relativamente a qualquer aspeto do processo do doente cardiovascular.

 

Tendo em conta que uma doença ou um tratamento mais complexo pode envolver receios e dúvidas, o Heart Center do Hospital Cruz Vermelha possibilita que o doente tenha uma consulta de segunda opinião. Assim, nesta consulta um cardiologista e um cirurgião cardíaco avaliam cada caso e este é discutido numa reunião multidisciplinar. Todos os membros da equipa multidisciplinar são médicos com experiência nacional e internacional e valor académico na sua área de especialidade.
 
Luís Baquero, cirurgião cardiovascular e coordenador do Heart Center, refere que “a consulta de segunda opinião é uma mais-valia para os doentes, dando-lhes a possibilidade de ter uma outra visão antes de iniciar um tratamento ou uma intervenção, uma vez que a medicina não é uma ciência exata, sendo muitas vezes interpretativa”.
 
As consultas de segunda opinião do Heart Center funcionam para validar, avaliar e/ou modificar um diagnóstico, um tratamento, uma intervenção ou um prognóstico e são realizadas em três fases que consistem numa consulta inicial de avaliação do doente e verificação dos meios complementares de diagnóstico e relatório de profissionais de saúde consultados anteriormente, passando por uma análise multidisciplinar de toda uma equipa formada por especialistas de de várias áreas distintas, e, por fim, por uma consulta de informação e resultado com relatório da segunda opinião da equipa multidisciplinar.
 
De acordo com o especialista, uma consulta de segunda opinião médica é essencial em vários momentos, dentro dos quais, “quando um doente tem dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento que está prestes a iniciar, quando existe mais de que uma opção de tratamento e cabe ao doente confirmar qual a opção a seguir consoante as respetivas vantagens e desvantagens, quando o seguro de saúde o exige e ainda quando o tratamento não está a ter bons resultados”.

 

PUBLICIDADE

© 2022 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview