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Os benefícios do yoga na gravidez e no pós-parto

Por: Beatriz Pina

quinta-feira, 19 maio 2022 11:33

A manutenção de um estilo de vida saudável e ativo é uma preocupação de muitas futuras e recém mães, nesse sentido, o estúdio Be The Change.Be Yoga, em Matosinhos, apresenta os benefícios e as recomendações de praticar yoga na gravidez e no pós-parto.

 

Manter um estilo de vida e integrar a prática de exercício físico durante a gravidez e pós-parto da mulher pode ser um tema que suscita algumas questões – nomeadamente quanto às modalidades a praticar, à frequência com que se deve treinar e a intensidade da atividade física. Uma das opções pode ser a prática de Yoga – e o Urban Sports Club desafiou um dos seus parceiros de Yoga, o Be The Change . Be Yoga, a explicar que forma a prática pode ser integrada durante a gravidez e depois de o bebé nascer.
 
De acordo com o Be The Change.Be Yoga, a prática de yoga pode ser uma escolha muito completa para futuras mães, tendo em conta que “estimula o bem-estar e equilíbrio físico e mental através do controlo da respiração e da promoção da autoconsciência”. Conseguir aplicar as técnicas do Yoga para respirar conscientemente pode contribuir para uma sensação de relaxamento e calma que se pode verificar útil nesta nova fase da mulher e da família que, por vezes, pode trazer alguma ansiedade ou nervosismo.
 
Para preparar o momento do parto, um dos exercícios implementados ao longo de toda a gravidez, é a respiração, adotanto a técnica Prána Kriyá que consiste na respiração pela boca. São incluídos também exercícios que promovem o alinhamento da coluna, ou execução de momentos mais longos de alongamento e relaxamentos, ao mesmo tempo que se vai trabalhar a tonificação dos músculos pélvicos. Numa fase de pós-parto, é recomendado “o retorno a uma rotina de exercício físico mais intenso deve ser feito de forma gradual e suave”, explicam.
 
Ainda que seja uma prática de impacto reduzido, deve ser praticada mediante orientação de um professor experiente e com conhecimento acerca da especificidade anatómica, fisiológica, mental e emocional da gravidez, parto e pós-parto, já que existem algumas posturas mais indicadas e provavelmente mais confortáveis para a grávida ou para a recém mãe. Além disso, a gravidez é um ciclo composto por muitas fases, todas elas muito diferentes entre si, pelo que há elementos a ter em conta e prioridades distintas em cada uma das fases da gravidez e pós-parto.
 
Para mais informações, consulte aqui.

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