Siga as nossas redes sociais

Atualidade
Imagem Desdobramento

“PicNic com Saúde” junta a população para falar sobre ciência e saúde

Por: Beatriz Pina

terça-feira, 21 junho 2022 10:58

Promovido pelo Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o “PicNic com Saúde” junta ciência, saúde, música e diversão com o intuito de promover estilos de vida saudáveis e aproximar os cidadãos da ciência, fomentando a literacia em saúde.

 

Para Henrique Girão, diretor do iCBR, este evento é uma ótima oportunidade para promover um maior envolvimento da sociedade em assuntos relacionados com a ciência e a saúde, assumindo também que “é fundamental que as instituições se abram à sociedade e, sobretudo, contribuam para a desmistificação aquilo que é a ciência e o trabalho do investigador”, pois “Enquanto agentes de produção de conhecimento, acreditamos que é importante incentivar pessoas de todas as idades a a sentirem-se informadas, inspiradas e incluídas”. 
 
No que toca às atividades relacionadas com a promoção de estilos e hábitos de vida saudáveis, Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC, considera que esta é uma questão que se assume como prioritária no que toca ao ensino da medicina. Mais do que tratar doenças “é fundamental preveni-las e a melhor forma de o fazer é através da promoção da saúde. Intervir e fornecer informação e formação na área da saúde, alimentação saudável e exercício físico, bem como promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis na população, é uma preocupação que tentamos incutir nos jovens estudantes que terão um papel preponderante enquanto futuros médicos”, acrescenta.
 
O “PicNic com Saúde” conta com o patrocínio dos Laboratórios Basi, e o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), do Turismo do Centro e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
 
Pensado para todas as idades, o programa inclui tertúlias, música, workshops, exposições e uma interativa mostra de ciência, entre muitas outras atividades gratuitas. Esta primeira edição abre portas à população no dia 9 de julho, no espaço exterior do Polo das Ciências da Saúde.

 

PUBLICIDADE

© 2022 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview