Siga as nossas redes sociais

Atualidade
Imagem Desdobramento

Projeto europeu pretende promover Saúde Mental de crianças vulneráveis

Por: Redação Vital Health

terça-feira, 14 março 2023 11:21

A Universidade de Coimbra (UC) coordena em Portugal o projeto europeu “Let’s Talk About Children” que pretende promover a Saúde Mental de crianças oriundas de contextos familiares vulneráveis, como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social. O “Let’s Talk About Children” vai envolver professores e outros profissionais da educação e da Saúde para que possam adquirir novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças.

 

Coordenado pela Universidade de Turku, na Finlândia, o projeto foi financiado pela Comissão Europeia com cerca de três milhões de euros no âmbito do programa EU4Health, que apoia projetos que respondem a desafios na área da saúde. Vai estar em curso até 2025, envolvendo 11 instituições oriundas de nove países: Finlândia, Portugal, Chéquia, Bélgica, Itália, Estónia, Grécia, Polónia e Roménia. Em Portugal conta também com a participação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
 
A intervenção que vai ser implementada baseia-se na metodologia que dá nome ao projeto, “Let’s Talk About Children”, “uma intervenção psicossocial criada na Finlândia, pela psiquiatra Tytti Solantus, baseada na evidência, centrada na criança e na família, cujo objetivo principal é a promoção da saúde mental das crianças, bem como a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental”, contextualiza Joaquim Cerejeira, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), especialista em psiquiatria e coordenador do projeto em Portugal.
 
“Esta metodologia contempla o treino de profissionais que lidam com famílias para que possam adquirir competências específicas, que serão fundamentais para que reconheçam precocemente as necessidades psicossociais das crianças e das suas famílias”, explica o coordenador do projeto em Portugal.
 
A primeira etapa de implementação do “Let’s Talk About Children” vai centrar-se na auscultação das entidades que prestam apoio a famílias em situações de vulnerabilidade, como escolas, autarquias, serviços de saúde e associações, “de forma a identificar e a avaliar as respostas existentes, bem como as suas limitações e dificuldades”, avança Joaquim Cerejeira.
 
Após a fase de auscultação, vai ter início a capacitação dos profissionais que lidam com as famílias e com as crianças nos contextos educativo e da saúde. Este treino vai potenciar a aquisição de metodologias para que os profissionais “possam reconhecer precocemente famílias em situação de vulnerabilidade e, através de intervenções multidisciplinares, promover as competências parentais, o desenvolvimento psicossocial das crianças e a saúde mental de toda a família”.
 
No contexto nacional, o “Let’s Talk About Children” vai ser implementado em escolas de 1.º e 2.º ciclos da região de Coimbra e em serviços de psiquiatria e Saúde Mental para crianças e adultos a nível nacional. O trabalho de auscultação está já em curso e a fase de capacitação de profissionais de saúde vai arrancar em junho de 2023. A apresentação pública do projeto vai decorrer em Coimbra durante o simpósio “Vamos falar sobre crianças”, que vai acontecer no início de junho na Universidade de Coimbra. 
 
Em Portugal, além de Joaquim Cerejeira, participam no projeto Ana Paula Silva, investigadora da Faculdade de Medicina da UC e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), Fernanda Rodrigues, docente da FMUC e especialista em Pediatria, Tânia Vieira da Silva, psiquiatra que lidera a equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e as pedopsiquiatras Maria Laureano e Sara Pedroso.

 

PUBLICIDADE

© 2023 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview