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Bem-Estar
Já fortaleceu o seu sistema imunitário hoje?
quinta-feira, 28 janeiro 2016 11:42

“Os dias estão cada vez mais frios e com eles chegam os primeiros sinais de que as nossas defesas podem estar debilitadas”, lembra Ana Rita Lopes, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa. “O nosso sistema imunitário protege-nos de infeções virais, tendo a alimentação um impacto significativo na capacidade de combater vírus como o da gripe”. Conheça os três mandamentos para um sistema imunitário reforçado.

1. Consuma mais frutos e vegetais

“É fundamental, sobretudo nesta época do ano, o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, para o reforço do sistema imunitário”, refere Ana Rita Lopes e exemplifica.

Deve ingerir 5 porções de frutos e legumes para obter as vitaminas, minerais e antioxidantes de que necessita, essenciais para um sistema imunitário forte e saudável. Opte por saladas, legumes cozinhados, sopas, fruta crua ou cozinhada.

Algumas dicas:

- Adicione fruta fatiada à sua taça de cereais de pequeno-almoço ou beba um sumo natural de fruta

- Junte uma maçã ao seu almoço e junte fatias de tomate, abacate e alface às suas sandes

- Comece o jantar com uma salada ou sopa de legumes e habitue-se a transportar sempre consigo uma peça de fruta para saciar o apetite entre refeições

2. Não esqueça a hidratação

“Uma boa hidratação auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico”, lembra a especialista.

3. Procure evitar o stresse

“Como ingrediente final evite o mais possível o stresse diário, seja ele físico ou emocional, uma vez que este é um importante causador de prejuízos e debilidades no sistema imunitário”, conclui Ana Rita Lopes.

Visite a Rota da Saúde e veja quais os alimentos que contém os seus maiores aliados no combate às doenças de inverno.

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