FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Pele seca durante o inverno? Veja como prevenir
quarta-feira, 02 março 2016 10:40

A pele seca apresenta falta de água e lípidos, o que provoca a mudança da barreira cutânea e do seu papel protetor. Com a chegada do inverno este problema tende a agravar-se. Perceba porquê e o que pode fazer para preveni-lo.

 

São muitas as pessoas que a apresentam a pele do rosto muito seca. Por vezes este problema afeta também a pele dos membros, sobretudo das mãos, chegando até a atingir o corpo inteiro. Existem casos de pele seca genética (ictioses) e outros associam-se a patologias, como eczema, psoríase, diabetes e disfunção da tiroide, mas todos se agravam durante o inverno.

Mas porquê no inverno?

Este facto deve-se à diminuição do grau de higrometria que faz com que a pele liberte a sua água. Assim, a pele torna-se cada mais seca. O frio e o vento, mas também as roupas mais grossas e os UV na montanha, agravam este problema cutâneo. É imperioso a aplicação múltipla de produtos nutritivos, durante o dia, nomeadamente na pele do rosto, dos lábios e das mãos, pois são as zonas do corpo mais expostas ao frio.

O que os especialistas recomendam é que estes cuidados incluam simultaneamente hidratantes e lípidos para limitar a perda de água. Por exemplo, os óleos de banho ou óleos para aplicar após o banho são uma boa opção. Devem ser evitados os banhos de espuma, bem como a limitação do número de lavagens cutâneas.

Fonte: La Roche-Posay

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview