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Bem-Estar
Cuidados a ter em exercícios como a corrida e a caminhada
sexta-feira, 03 junho 2016 13:19

É sabido que tanto a caminhada como a corrida possuem inúmeras vantagens, nomedamente o facto de melhorarem a condição física, ajudarem na manutenção de um peso ideal e diminuírem os níveis de stress e ansiedade, afirma o especialista Renato Baião.

 

Contudo, um aspeto importante a salientar é o calçado a utilizar. Escolher o calçado adequado para cada tipo de pé evita lesões permite usufruir de todos os benefícios deste tipo de exercício.

Na maioria das vezes, “o calçado mais bonito nem sempre é o ideal”. Das várias características que o calçado deve ter, desde a cor, design e tamanho, ao formato e à marca, o peso do corredor e o tipo de piso, são os dois aspetos que requerem mais atenção no momento de compra.

“Para quem está a iniciar a corrida, o melhor conselho é juntar numa sapatilha o maior número de “interesses pessoais”, experimentar o maior número de sapatilhas e optar pela que melhor se adequa ao seu pé”, aconselha o especialista.

O peso da pessoa é um fator de extrema importância. A corrida multiplica o impacto do peso do corpo três a seis vezes, sendo que, num indivíduo de 60kg, o calçado terá que suportar um impacto mínimo de 180kg, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa.

Também o tipo de piso deverá ser motivo de reflexão, sendo necessário considerar qual o tipo de piso que é utilizado mais frequentemente.

“Quando saliento que a pessoa deve escolher o que melhor se adequa ao seu pé, estou a referir-me basicamente ao conforto do calçado. O conforto no calçado refere-se à largura e ao tamanho mais apropriado, a necessidade de os dedos necessitarem de espaço para abrir na passada sobretudo quando o pé está fletido, e à importância da zona posterior do calçado ter um apoio sólido para evitar lesões no calcanhar e tornozelo”, explica Renato Baião.

Para além do calçado, convém advertir para a necessidade de um aquecimento prévio de todos os músculos, bem como o alongamento dos mesmos no final do exercício, a fim de evitar lesões.

Fonte: Lusíadas

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