FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Município de Oeiras prossegue com Gabinete Cuidar Melhor
quinta-feira, 09 junho 2016 12:30

O Município de Oeiras e a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer (Alzheimer Portugal) celebram um protocolo de colaboração que viabiliza a continuidade do Gabinete Cuida Melhor de Oeiras por mais um ano.

 

O Gabinete Cuidar Melhor pretende apoiar os cuidadores de pessoas com demência, uma patologia sobre a qual se estima o aumento até 2040. Em 2012, o município de Oeiras aderiu a este projeto, juntamente com os municípios de Cascais e de Sintra, tendo sido constituído em junho de 2013.

Para além de disponibilizar várias respostas para cuidadores e familiares de pessoas com demência, este recurso presta atendimento e acompanhamento de utentes e fornece formação a cuidadores, profissionais e familiares. Além do mais, desenvolve trabalho de sensibilização junto das instituições do setor solidário e da comunidade em geral.

Desde a sua abertura e até ao final da fase experimental, o Gabinete Cuidar Melhor de Oeiras efetuou 377 atendimentos a 231 cuidadores familiares, realizou 21 consultas de apoio jurídico, prestou 241 sessões de estimulação cognitiva, 62 consultas de apoio psicológico e duas avaliações neuropsicológicas, tendo ainda promovido a formação de 132 cuidadores familiares e profissionais capacitando-os para uma melhor prestação de cuidados.

Considerando os resultados obtidos, bem como o interesse e utilidade que o projeto tem na resposta ao problema social e de Saúde pública das demências, o município de Oeiras decidiu dar continuidade ao seu funcionamento por mais um ano, assumindo os custos de financiamento do mesmo, que correspondem a 20 mil euros.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview