FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
A importância da alimentação nos primeiros 1000 dias do bebé
terça-feira, 14 junho 2016 11:25

Os primeiros 1000 dias de vida do bebé, desde a conceção até sensivelmente aos dois anos de vida, são essenciais para o seu correto desenvolvimento e determinantes para a Saúde e o bem-estar ao longo de toda a sua vida.

 

A pensar nisto, a Nestlé Nutrição Infantil organizou no passado dia 4 de junho um encontro intitulado “Começar Saudável. Viver Saudável - Primeiros 1000 dias do Bebé: uma janela de oportunidade única”.

O Encontro contou com diversos especialistas que abordaram os principais temas relacionados com a alimentação do bebé neste período. Hugo Rodrigues, pediatra e autor do blog “Pediatria para Todos”, reforçou a importância do leite materno e suas vantagens como o melhor começo de uma vida saudável e a introdução de alimentos semissólidos e sólidos no período seguinte, refletindo sobre os erros mais comuns na alimentação infantil em Portugal.

Por seu lado, Mónica Pinto, pediatra do neurodesenvolvimento na Clínica Gerações, explicou as diferentes razões do choro do bebé (conforto, solidão, fome, cólicas, dor, ansiedade) dando uma preciosa ajuda aos pais para descodificar o que incomoda o bebé. Os comportamentos típicos de birras, que passam por várias fases (gritar, atirar coisas, fugir, etc.), assim como sugestões para lidar com estas situações, foram igualmente abordados.

Fernando Carvalho, diretor nutrição infantil da Nestlé Portugal, abordou o compromisso da Nestlé com a alimentação nos primeiros 1000 dias de vida do bebé, sublinhando que “todos os comportamentos adquiridos durante este período crítico têm impacto na Saúde futura do bebé, pelo que esta etapa de desenvolvimento constitui uma janela única de oportunidade para programar positivamente o futuro adulto”.

As proteínas foram também abordadas, em especial sobre o facto de a composição proteica não ser igual em todas as fórmulas infantis, sendo que o ideal é que o nível de qualidade e quantidade de proteínas da fórmula se assemelhe o mais possível ao padrão do leite materno. Foi igualmente evidenciada a questão da relação entre o excesso de proteína na primeira infância e o sobrepeso e obesidade ao longo da vida.

Esta iniciativa culminou com um debate moderado pelo jornalista Júlio Magalhães, seguindo-se uma uma atuação de Boss AC. O encontro terminou com um almoço, onde não faltaram as ideias de receitas saudáveis para bebés pela mão do Chef Nuno Queiroz Ribeiro. O reconhecido chef preparou 4 receitas para bebés muito simples e práticas sobretudo para a altura do verão.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview