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Bem-Estar
Massa, um alimento essencial para a dieta dos desportistas
terça-feira, 25 outubro 2016 12:49

No Dia Mundial das Massas, a Milaneza apresenta uma nova área no seu website dedicada à alimentação saudável dos desportistas. Neste espaço, os desportistas, profissionais e amadores, poderão consultar informação útil, conselhos técnicos e contributos de médicos e nutricionistas sobre a importância de uma alimentação saudável para todos aqueles que necessitam de equilibrar o gasto energético inerente à sua atividade desportiva.

 

As massas alimentícias são alimentos 100% naturais, produzidas a partir de sêmola de trigo duro e de água, fatores que as tornam num produto de qualidade superior. Podem ser consumidas por todas as gerações, quer pela sua versatilidade culinária como também pelas suas características nutricionais:
- Fácil digestibilidade e de absorção,
- Ricas em vitaminas do complexo B, que contribuem para o equilíbrio digestivo e do tecido nervoso,
- Ricas em Minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo,
- Fonte de Hidratos de Carbono, que são os fornecedores de energia para as células do sistema nervoso e constituem a principal fonte de energia para o movimento,
- Apresentam baixo teor de gordura, colesterol e sal.

 

No caso específico dos desportistas, a Nutrição deve ser considerada como uma componente essencial da sua preparação física. As massas alimentícias, enquanto fornecedores de excelência de hidratos de carbono, desempenham um papel essencial.
- Os hidratos de carbono presentes na massa são a principal fonte de energia para o nosso sistema nervoso e muscular,
- Apresenta um índice glicémico baixo, ou seja, não provoca picos de glicemia (picos de açúcar no sangue) promovendo uma digestão mais lenta do que outros alimentos e mantendo o estado de saciedade durante mais tempo,
- São o alimento ideal para um momento pré-treino, uma vez que fornecem vitaminas, minerais e fibra contudo, em maior quantidade, hidratos de carbono de absorção lenta, preparando o nosso corpo para o gasto energético que virá de seguida,
- São essenciais numa refeição pós-treino uma vez que devem ser repostas as reservas de energia que foram gastas durante a prática desportiva (reservas de glicogénio), tem de haver a reparação do músculo danificado e devem ser repostas as perdas de vitaminas e minerais perdidos por transpiração,
- Caso não haja uma ingestão adequada de hidratos de carbono, as reservas energéticas esgotam-se rapidamente e o estado de fadiga é alcançado com maior brevidade.

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