FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Perguntas e respostas sobre a gripe
terça-feira, 03 janeiro 2017 11:22

No inverno, as gripes e constipações estão mais presentes no dia-a-dia das pessoas. As temperaturas baixas fazem com que a resposta imunitária a este vírus seja menor, o que se traduz numa reprodução mais rápida do mesmo. Por este motivo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apela à vacinação e responde a algumas das perguntas mais frequentes sobre a gripe.

 

O que é a gripe?
A gripe é uma doença aguda viral que afeta predominantemente as vias respiratórias.

 

Em que altura do ano é que surge a gripe?
A gripe ocorre, geralmente, entre Novembro e Março, no hemisfério Norte, e entre Abril e Setembro, no hemisfério Sul (meses frios locais), pelo que é designada por sazonal (relacionada com a estação do ano). Nos anos mais recentes a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de dezembro e fevereiro.

 

Só há gripe quando chove e está frio?
Não. Mesmo durante os Invernos mais amenos, menos frios e chuvosos, há gripe.

 

Como se transmite a gripe?
O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos).

 

Qual o período de incubação?
O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de 2 dias, mas pode variar entre 1 e 5 dias.

 

Quais os sintomas/sinais da gripe?
No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal¬estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos.
Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos 3 anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto.

 

A gripe e a constipação são a mesma doença?
Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto que na gripe o inicio é súbito.

 

Como se diagnostica a gripe?
O diagnóstico é essencialmente clínico, através da identificação dos sintomas e sinais.

 

Se estiver com gripe, o que fazer?
• Fique em casa, em repouso;
• Não se agasalhe demasiado;
• Meça a temperatura ao longo do dia;
• Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico às crianças;
• Se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico;
• Utilize soro fisiológico para a obstrução nasal;
• Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
• Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
• Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview