FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Roda dos alimentos mediterrânica interativa alia cultura, tradição e equilíbrio
terça-feira, 07 fevereiro 2017 12:51
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), em colaboração com o Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica, apresentam a nova Roda dos Alimentos Mediterrânica, agora numa versão interativa.

 

Esta ferramenta pedagógica explica os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico tendo como base a roda dos alimentos portuguesa. Ao longo da mesma, é também possível explorar os vários grupos de alimentos que compõem esta nova roda, em conjunto com o número de porções diariamente recomendadas. São apresentados exemplos práticos e visualmente atrativos, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes estilo de vida mediterrânico.

 

Os autores desta iniciativa pretendem “que a nova Roda dos Alimentos interativa possa ser utilizada pelos profissionais da Saúde e educação e disponibilizada em unidades de Saúde, assim como no contexto de sala de aula como uma ferramenta para auxiliar os professores na abordagem ao tema”.

 

A cozinha mediterrânica é uma cozinha simples que tem na sua base as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas, onde se incorporam os produtos hortícolas e as leguminosas, com quantidades modestas de carne e que usa como condimentos a cebola, o alho e as ervas aromáticas para enriquecer os seus sabores e aromas. A dieta mediterrânica representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a Saúde, longevidade e qualidade de vida.

 

A versão interativa desta ferramenta encontra-se disponível em www.alimentacaosaudavel.dgs.pt e pode ser gratuitamente acedida.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview