FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
RESPIRA: há dez anos a promover o conhecimento das doenças respiratórias crónicas
quinta-feira, 09 fevereiro 2017 11:02
A Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA) celebra hoje, dia 9 de fevereiro, dez anos de existência. Desde 2007, a instituição luta pela promoção, conhecimento e prevenção da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) junto da população e dos profissionais de Saúde.

 

A Associação RESPIRA foi constituída há dez anos, em Lisboa, por um pequeno grupo de pessoas com DPOC, da qual fez parte o atual presidente da instituição, José Albino, e médicos pneumologistas, com o objetivo de criar uma organização que representasse as pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas e defendesse os seus interesses.

 

O lema “Para que não se sinta só a respirar” reflete a missão da RESPIRA: contribuir para o conhecimento, prevenção e tratamento das doenças respiratórias crónicas e para a promoção e defesa dos direitos dos doentes.

 

“Lutamos desde 2007 pela prevenção primária e secundária do tabagismo, apontada como a principal causa da DPOC em Portugal, pela reivindicação do tratamento das doenças respiratórias baseado nas melhores práticas existentes, no desenvolvimento de iniciativas de sensibilização junto da população e de escolas, motivando o incremento da formação e investigação sobre estas patologias e ainda na elaboração de brochuras ou guias práticos de apoio à família, cuidadores e pessoas portadoras de DPOC”, explica José Albino, presidente e cofundador da Associação.

 

Segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde (DGS), a DPOC é, atualmente, considerada a quarta causa de morte no mundo e um problema de Saúde pública em Portugal, afetando cerca de 800 mil portugueses. Esta patologia, que está subdiagnosticada e subtratada, tem um impacto considerável na qualidade de vida dos doentes, representando ainda um fardo económico ao nível do tratamento.

 

A Direção da RESPIRA pretende que ao longo de 2017 sejam realizadas um conjunto de ações, que recordando o passado, o esforço e o apoio de tantos amigos, voluntários e patrocinadores, projete e dê a conhecer o trabalho que se pretende realizar na próxima década.

 

Todas as pessoas, doentes, familiares, cuidadores ou interessados pela área da Saúde respiratória, podem tornar-se associados e apoiar a missão da Associação. 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview