FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Nutriciência: programa de nutrição e receitas saudáveis chega à televisão
quinta-feira, 02 março 2017 10:19
Um conhecido chef português, uma nutricionista e 30 receitas sugeridas pelas famílias com crianças inscritas em Misericórdias de norte a sul do país são os ingredientes principais do programa de culinária “Nutriciência”, desenvolvido pela Universidade do Porto, que vai estrear no próximo dia 4 de março, na RTP1.

 

Todos os sábados, ao meio-dia, em cinco minutos, o chef Hélio Loureiro e a nutricionista Patrícia Brandão, da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP), vão mostrar uma receita selecionada pela sua criatividade e qualidade a nível nutricional. São ao todo 25 pratos principais e cinco sopas.

 

Numa altura em que há um aumento do número de programas dedicados à culinária na televisão portuguesa, o programa Nutriciência pretende aproveitar o interesse dos telespectadores por esta área. “É uma abordagem que as pessoas gostam e é uma forma mais leve e lúdica de fazer chegar ao público os conceitos de nutrição e de alimentação saudável”, explica Patrícia Padrão.

 

Cada episódio, para além da receita, vai dar a conhecer uma curiosidade nutricional sobre um ingrediente ou característica em particular. “As receitas são tradicionais e utilizam alimentos tipicamente portugueses do nosso dia-a-dia”, explica a nutricionista. O programa mostra como preparar várias receitas regionais típicas, aumentando os hortícolas e diminuindo o sal, sem comprometer o sabor.

 

O programa “Nutriciência” recebe o nome do projeto que o criou. O “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender” tem como objetivo informar sobre a importância de aumentar o consumo de hortofrutícolas, de reduzir a ingestão de sal e de açúcar, sensibilizando as crianças entre os três e os cinco anos de idade e as suas famílias para esta temática.

 

Para isso, o projeto da Universidade do Porto criou uma plataforma online na qual cerca de 1500 famílias pertencentes a Misericórdias de norte a sul do país se registaram e responderam a vários desafios. Um deles foi pensar em receitas. Os participantes tiveram ainda de as cozinhar em família, empratar e fotografar. O último passo foi submeter as receitas na plataforma para serem avaliadas pela equipa de nutrição do projeto, que recebeu ao todo mais de 700 propostas. 

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview