FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Ortodontia intercetiva: prevenir, informar e diagnosticar precocemente é urgente
terça-feira, 21 março 2017 11:59
A Ortodontia intercetiva é uma área da Medicina Dentária que desenvolve medidas preventivas e intercetivas fundamentais para o desenvolvimento harmonioso oclusal e estético da criança, o que permite minimizar ou evitar problemas funcionais futuros. Esta área desempenha um papel muito importante na Saúde oral, mas ainda é desconhecida para a maioria dos portugueses.

 

De acordo com Paulo Fernandes Retto, médico dentista com área de incidência na Ortodontia intercetiva e Ortopedia dentofacial, “a idade ideal para o diagnóstico e possível  tratamento ortodôntico deverá ser no início da troca dos dentes de leite para os dentes definitivos, por volta dos seis anos de idade. Muitos problemas do foro ortodôntico e ortopédico podem ser diagnosticados nesta fase. Alguns resultam de hábitos como a sucção digital, sucção ou mordida da língua, roer canetas, entre outros”.

 

Estes problemas têm um impacto direto na Saúde dos jovens, assim como na autoestima e na forma como se relacionam socialmente. Segundo o especialista, “a informação é parca nesta área” e “inclusivamente, muitos pais são informados que devem esperar pela dentição definitiva para iniciar o tratamento ortodôntico, o que agrava, na maior parte dos casos, as patologias”. O médico dentista adianta que o resultado “são tratamentos ortodônticos mais demorados, podendo também levar à necessidade de extração de dentes permanentes, e, em casos mais severos, o tratamento torna-se inviável sem intervenção cirúrgica”.

 

Paulo Fernandes Retto defende que “os portugueses ainda têm pouco acesso a informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce na Ortodontia contemporânea”. E acrescenta: ”Promover a aquisição de conhecimentos indispensáveis para a prevenção e interceção de alterações oclusais em fases precoces, junto das famílias é, cada vez mais, uma prioridade para a classe médica dentista.”

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview