Esta será a quinta vez consecutiva que a DiabPT United estará presente neste campeonato internacional, que este ano que decorre de 16 a 23 de Julho, em Bucareste. A equipa é constituída por elementos do Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP).
Alexandra Costa, coordenadora do NJA, explica que a iniciativa pretende incentivar a prática de atividade física, “fator determinante para a terapia da diabetes tipo 1 e prevenção e tratamento da diabetes tipo 2”. “As pessoas com uma boa gestão da diabetes podem ter uma vida ativa e saudável, e estes jogadores são exemplo disso mesmo”, conclui.
Já Paula Klose, presidente da AJDP, refere que “é com muito orgulho” que a associação participa mais uma vez no DiaEuro, “estas conquistas têm sido fruto do esforço e dedicação da equipa que conta já quase com 30 elementos”, acrescenta. Para além dos benefícios para a saúde, a presidente da associação destaca ainda que “a atividade física também contribui para a partilha, trabalho em equipa e a autoconfiança”.
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas deixa de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. Já a diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos tenham diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados.