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Bem-Estar
Alimentação saudável: DGS diz-lhe quais são as melhores opções
quarta-feira, 02 agosto 2017 12:06
No âmbito do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNAS), a Direção-Geral de Saúde (DGS) deixa um alerta: “manter um peso corporal adequado é fundamental para a manutenção de uma saúde ótima”. Para o ajudar nesta missão, a DGS lançou recentemente um vídeo em que divulga hábitos simples que devem fazer parte de uma rotina equilibrada.

 

O relatório do PNAS 2017, baseado em dados recolhidos nos dois anos anteriores, revela que o consumo de fruta e hortícolas, em Portugal, se encontra abaixo dos valores recomendados (-6% e -12%, respetivamente) e que, pelo contrário, o consumo de carne, pescado e ovos encontra-se 10 pontos percentuais acima do recomendado. Outro ponto negativo é o contributo percentual de um conjunto de alimentos que não estão incluídos na Roda dos Alimentos, como bolos, doces, bolachas, pizzas ou refrigerantes que representam cerca de 21% do consumo total.

 

Uma alimentação desadequada contribui para o desenvolvimento de problemas de Saúde. Uma das principais conclusões do relatório refere que “comer mal é o principal responsável pela perda de anos de vida saudável dos portugueses e a obesidade o maior problema de saúde pública”. Este facto, lê-se no documento, “obriga a agir não só na Saúde mas também em outras áreas, como nos produtores de alimentos, supermercados e restaurantes”.

 

relatório do PNPAS que retrata a situação alimentar e nutricional de Portugal, define também algumas linhas de orientação para a Política Nutricional no período 2017-2020. Entre as metas destaca-se “impedir o aumento de crianças e jovens com peso a mais”, que atualmente representam cerca de 30% da população jovem portuguesa; “aumentar em 5% o número de pessoas que come frutas e legumes todos os dias” e “aumentar em 20% o número de pessoas que conhece a alimentação mediterrânica”.

 

Conheça as recomendações para um controlo do peso saudável e prática de atividade física, de uma forma simples e rápida, com o vídeo, que tem o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

 

Recomendações do PNPAS:

  • Faça refeições pouco volumosas e nutritivas
  • Reduza o consumo de alimentos açucarados e ricos em gordura
  • Prepare as refeições com azeite
  • Pense em cinco qualidades de frutas e hortícolas. É essa a quantidade que deve comer por dia
  • Conheça os alimentos que ajudam a espessar a sopa
  • Diversifique os alimentos
  • Beba água mesmo que não sinta sede
  • Pratique atividade física

No site www.alimentacaosaudavel.dgs.pt estão disponíveis várias receitas saudáveis que o vão ajudar a manter um peso corporal adequado e, consequentemente, uma saúde ótima.

 

 

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