FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Pequenas mudanças podem dar mais e melhor vida ao seu coração
segunda-feira, 25 setembro 2017 11:44
No Dia Mundial do Coração, que se comemora na próxima sexta-feira, 29 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) lança o Kit do Coração e relembra a importância de controlar três dos maiores fatores de risco cardiovascular: obesidade, sedentarismo e tabagismo.

 

O Kit do Coração, disponível na página www.spc.pt, trata-se de uma ferramenta com informação útil sobre as doenças cardiovasculares, fatores de risco e recomendações para uma vida mais saudável e livre de doença cardiovascular. Dando seguimento à campanha promovida pela World Heart Federation, a SPC e a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) aliam-se à comunidade internacional na divulgação da mensagem “pequenas mudanças podem originar grandes ganhos na saúde cardiovascular dos portugueses.” Assim, o Kit do Coração faz três recomendações: praticar uma alimentação saudável, manter a atividade física e não fumar.  

 

Cerca de 55% da população portuguesa, entre os 18 e os 79 anos, apresenta pelo menos dois dos principais fatores de risco relacionados com as doenças cardiovasculares, e estas continuam a ocupar o primeiro lugar no ranking das principais causas de morte, em Portugal e no mundo. A SPC vê no lançamento do Kit do Coração, uma oportunidade de promover a educação sobre o risco cardiovascular e assim combater este flagelo.

 

Segundo o presidente da SPC, João Morais, "ao celebrar o Dia Mundial do Coração a Sociedade Portuguesa de Cardiologia aproveita para deixar uma mensagem de confiança junto dos portugueses. Nos últimos anos tem sido possível reduzir o número de mortes por doenças cardiovasculares graças à elevada qualidade da Medicina portuguesa, que acompanha o que de melhor se pratica no mundo moderno e desenvolvido. Está na hora dos cidadãos cumprirem também o seu papel adaptando os seus hábitos e estilos de vida a uma vida mais saudável e, desse modo, contribuírem para uma prevenção mais eficaz”.

 

Já o presidente da FPC, Manuel Carrageta, salienta que "o estilo de vida é fundamental para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. É para os aspetos da prevenção e tratamento que o Kit do Coração chama a atenção. Apela a todos os portugueses para que adotem, pelo menos alguns dos conselhos referidos no Kit, pois mesmo pequenas mudanças, no estilo de vida, asseguram uma vida mais saudável, feliz e mais longa".

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview