FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Cerca de cinco mil pessoas em Portugal são portadoras do VIH e não sabem
quinta-feira, 30 novembro 2017 12:42
No Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, que se assinala amanhã, 1 de dezembro, a marca de preservativos Harmony inaugura uma página rede social Instagram com cinco mil posts com cinco mil nomes - cada um escrito dentro de uma ilustração de um preservativo.

 

Estes nomes - nomes próprios de cidadãos portugueses registados no Instituto dos Registos e do Notariado - representam as cerca de cinco mil pessoas que, de acordo com um estudo levado a cabo por especialistas portugueses, em articulação com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, estão infetadas pelo VIH e não sabem. São cinco mil pessoas que correm risco e põem em risco a saúde de outras pessoas, por não saberem que estão infetadas.

 

Na página @5kVidas, a Harmony convida todos a procurar o seu nome e/ou de amigos que possam estar em risco com a hashtag #protegete[nome], partilhar o post e convidar a fazer o rastreio, que é gratuito e confidencial.

 

Dos 28 estados-membros da União Europeia, Portugal é o segundo país com mais novos casos de infeção por VIH (o primeiro é o Luxemburgo), sendo que a esmagadora maioria dos novos casos acontece através de relações sexuais desprotegidas. Daí a importância vital do uso de preservativo durante as relações sexuais e da necessidade de fazer regularmente testes de rastreio da doença.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview