FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Jogos eletrónicos cada vez mais preponderantes no dia-a-dia das crianças portuguesas
quinta-feira, 21 dezembro 2017 11:47
Mais de 75% das crianças portuguesas entre os seis e os oito anos passam entre uma e duas horas por dia a jogar jogos eletrónicos durante a semana, revela o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) relativo a 2016. De acordo com os resultados há mesmo crianças que dedicam mais de três horas diárias a esta atividade sedentária.

 

O estudo, que avaliou 6.745 crianças em Portugal, mostra que em 2016 quase 60% destas utilizavam o computador para jogos eletrónicos cerca de uma hora por dia durante a semana, enquanto 16% despendiam na atividade duas horas por dia e 4,5% cerca de três horas ou mais. Ao fim de semana a dependência é ainda maior: cerca de 80% das crianças estavam no computador duas ou mais horas por dia.

 

Há quase dez anos, apenas 12% das crianças avaliadas usava o computador para jogos entre uma e duas horas durante a semana, o que contrasta com os 75% em 2016. Apesar destes números, nem tudo é mau, o estudo COSI aponta para uma melhoria dos indicadores de atividade física na infância: cerca de 70% das crianças brinca fora entre uma e duas horas por dia e apenas 1,7% disse nunca praticam atividade física em 2016.

 

Quanto à atividade física em ambiente escolar, cerca de 65% dos estabelecimentos de ensino avaliados disponibilizavam pelo menos 90 minutos semanais de educação física às crianças do primeiro ciclo. Outras 25% das escolas oferecem entre 60 e 90 minutos de educação física por semana.

 

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview