FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
“Põe o teu sono na agenda” quer pôr os portugueses a planear as horas de sono
quinta, 15 março 2018 12:54
No âmbito do Dia Mundial do Sono, assinalado esta sexta-feira, 16 de março, a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), lança a Campanha “Põe o teu sono na agenda” (#põeoteusononaagenda). A iniciativa, que pretende sensibilizar para a importância de planearmos as nossas horas de sono, é especialmente dirigida a quem trabalha por turnos.

 

A propósito desta iniciativa, para além de promover uma ação de rua, na qual irá distribuir folhetos informativos à população, com recomendações para os casos de trabalho noturno, bem como indicações sobre as medidas de higiene do sono mais corretas a adotar, a SPP e a SPMT irão ainda desafiar a população a preencher um questionário com vista a avaliar os seus hábitos de sono. A ação vai decorrer na Estação do Rossio, entre as 08h00 e as 11h00.

 

A campanha “Põe o teu sono na agenda” divulga algumas recomendações para os casos de trabalho noturno. Fazer uma sesta de 30 a 60 minutos antes do início do turno, gerir e dividir tarefas em equipa, programando tarefas que exijam menos atenção para a segunda metade do turno e, após uma noite de trabalho, tomar uma refeição ligeira e dormir num ambiente calmo, sem luz ou ruído são alguns dos conselhos da SPP e da SPMT.

 

Nos restantes dias, a campanha indica que devem ser tomadas medidas de higiene do sono que incluam um horário regular de sono, evitar o consumo de álcool (sobretudo nas quatro horas antes de deitar) e não fumar, evitar refeições pesadas/excesso de açúcar/picantes nas quatro horas antes de deitar e praticar exercício físico de forma regular. Para além disso, a SPP e a SPMT aconselham que se mantenha o quarto com uma temperatura adequada, sem ruído e sem luz e que se evite ver televisão no quarto ou utilizar o telemóvel/computador antes de dormir.

 

Em comunicado, Susana Sousa, secretária da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono, explica que "nos últimos anos, vários autores têm sugerido existir também uma relação entre as perturbações do sono e o aumento do risco de cancro, nomeadamente entre o distúrbio do sono associado ao trabalho por turnos e o cancro da mama, melanoma e cancro colo-rectal". Neste sentido, a médica pneumologista alerta que "são necessárias estratégias de intervenção preventiva".

 

Já o presidente da SPMT, Jorge Barroso Dias, refere que é importante a população ter consciência de que “o sono e o descanso são parte integrante das obrigações do trabalhador, são intrínsecos ao próprio trabalho", mostrando-se particularmente preocupado com os profissionais de saúde que, "por inerência, são trabalhadores noturnos e, tão frequentemente, saem de um turno noturno para começarem, logo a seguir, um turno diurno sem descanso". O médico especialista em Medicina do Trabalho deixa o apelo: “todos os portugueses podem ajudar nesta campanha, todos somos responsáveis por cuidar dos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho alertando para a importância de pôr o nosso sono na nossa agenda".

 

O Dia Mundial do Sono, criado pela World Sleep Society, tem como tema para 2018 “Join the Sleep World, Preserve Your Rhythms to Enjoy Life”, chamando a atenção para a necessidade de “cuidarmos dos nossos ritmos para podermos disfrutar da vida”.
© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview