FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
"Escute o seu Coração" quer portugueses informados sobre a insuficiência cardíaca
sexta-feira, 23 março 2018 12:20
Entre março e abril, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) e as Farmácias Holon alertam para uma doença que continua a ser subdiagnosticada e subtratada. Com a campanha "Escute o seu Coração", pretende-se chamar à atenção para os principais sintomas da insuficiência cardíaca e para a importância do seu diagnóstico precoce.

 

Folhetos sobre esta patologia vão estar disponíveis em 125 Farmácias Holon, em todo o país, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a insuficiência cardíaca e dar a conhecer a existência da primeira Associação desta natureza em Portugal, a AADIC.

 

Vicente de Moura, presidente da Associação, explica que a insuficiência cardíaca "é um problema de Saúde incapacitante quando não é controlado, nem diagnosticado", acrescentando que "existe ainda um grande desconhecimento por parte da população e, acima de tudo, uma clara desvalorização desta doença".

 

Neste sentido, o presidente da AADIC refere que a campanha pretende "trabalhar a prevenção, o aconselhamento, o esclarecimento sobre as causas e manifestações clínicas, para que o diagnóstico e tratamento sejam cada vez mais precoces, levando a uma redução substancial do número de casos e para que os doentes possam, efetivamente, viver com melhor qualidade de vida".

 

Por isso, a Associação convida “todos os utentes interessados por esta temática a tornarem-se associados da AADIC e a reforçar a nossa capacidade crítica junto dos decisores políticos”, refere ainda Vicente de Moura.

 

Já Ema Paulino, farmacêutica e diretora do Departamento de Projetos & Serviços das Farmácias Holon, refere que a intervenção dos farmacêuticos comunitários "tem uma função social muito marcada”, uma vez que acompanham os “utentes e contribuem para a diminuição da mortalidade e morbilidade desta doença”.

 

Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de 4% da população, patologia caracterizada pela incapacidade de o coração bombear sangue para o organismo na quantidade necessária. A pressão arterial elevada, muitas vezes associada a outros fatores de risco, como a diabetes e a obesidade, é a principal causa do aparecimento desta doença. Relativamente aos sintomas, cansaço excessivo, pernas inchadas, falta de ar, tosse/pieira, perda de apetite e tonturas podem indicar insuficiência cardíaca.

 

A campanha conta com o apoio da Merck, Novartis, Servier e Delta Cafés.

PUBLICIDADE

"Fumar é uma droga"

"Fumar é uma droga"

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview