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Bem-Estar
Cerejas: um aliado para os diabéticos, com baixo valor calórico e ricas em fibras
segunda-feira, 11 junho 2018 11:52
De maio a julho, a cereja faz as delícias de muitos portugueses. Conheça as propriedades nutricionais do fruto, adequado para diabéticos, com um baixo valor calórico e rico em fibra, de acordo com a nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa, Joana Bernardo.

 

Quais as suas propriedades nutricionais?

 

– Baixo valor calórico: uma porção de cerejas (cerca de 20) têm aproximadamente 60kcals;

 

– Ricas em fibra (1,6g/100g), maioritariamente solúvel (pectina) com efeito benéfico na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo da glicemia;

 

– Baixo índice e carga glicémica – significa que o açúcar das cerejas é absorvido no sangue a uma velocidade lenta, sendo uma fruta adequada para diabéticos;

 

– Cerca de 80% da porção de fruta ingerida é constituída por água, tendo um efeito diurético;

 

– Rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária: flavonoides (antocianinas), ácido elágico e ácidos fenólicos;

 

– Fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo;

 

– Ricas em melatonina – hormona importante na melhoria da qualidade do sono.

 

Qual a origem das cerejas e onde as podemos encontrar?

 

A cereja é produzida pela cerejeira, uma árvore asiática. Em Portugal, as cerejas são produzidas maioritariamente na Beira Interior, seguindo-se Trás-os-Montes, Douro e Minho. Os seus pomares situam-se essencialmente a norte do Rio Tejo, com exceção de Portalegre. Dependendo da sua qualidade, as cerejas podem ser amarelas, vermelho-claro, vermelho-escuro ou roxas.

 

Quando e como colher?

 

As cerejas deverão ser colhidas o mais maduras possível, uma vez que após a sua colheita não amadurecem, não se tornando mais doces, tal como se verifica com outros frutos como a maçã ou a pera.

 

As que apresentam melhor qualidade são as de maiores dimensões e mais polposas, cuja pele esteja limpa, firme, brilhante, sem manchas e fissuras. Uma cereja que esteja madura é mais pesada que uma verde. Os seus talos deverão encontrar-se verdes e estar bem presos ao fruto.

 

Como conservar?

 

Deverão ser conservadas em local fresco. Poderão ser acondicionadas no frigorífico, sem lavar nem tapar, onde persistem até cerca de 1 a 2 semanas. Poderá optar por congelá-las, mas, neste caso, antes deverá lavá-las adequadamente e secá-las, podendo permanecer congeladas até 8 meses.

 

Como consumi-las?

 

– Poderão ser consumidas cruas. Num lanche, cerca de dez pares de cerejas correspondem a 1 porção de fruta;

 

– Em saladas de frutos;

 

– Em sumos, batidos ou para aromatizar bebidas;

 

– Em compota ou geleia;

 

– Pastelaria: tartes, pastéis, empadas, mousses, trufas e sorvetes;

 

– Num lanche, adicionadas a iogurte natural ou com queijo quark;

 

– Poderá ser servida juntamente com pratos de carne ou em risoto;

 

– Sob a forma de licor;

– E os pés das cerejas podem ser utilizados para infusões.

 

Fonte: Lusíadas

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