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Bem-Estar
Conheça os benefícios do cacau e saiba como consumi-lo de forma saudável
terça-feira, 03 julho 2018 10:47

O cacau, fruto do cacaueiro, pode ser encontrado em forma de pó, pepitas ou barra. Do latim Theobroma cacao, significa “cacau, o alimento dos deuses”. Sendo naturalmente amargo, são-lhe adicionados açúcar e outros ingredientes, como leite e frutos secos, aquando do fabrico do chocolate. Este é um alimento bastante rico, apresentando um variado leque de benefícios para o organismo. A nutricionista Tânia Furtado, do Hospital Lusíadas Lisboa, da Clínica Lusíadas Almada e da Clínica Lusíadas Parque das Nações, dá-lhe a conhecer mais sobre o cacau e como consumi-lo de forma saudável.

 

Benefícios do cacau

- É rico em polifenóis e flavonoides, que têm um efeito antioxidante no nosso organismo, protegendo as nossas células dos radicais livres a que estamos diariamente sujeitos.

- Contém catequinas, que auxiliam na redução do colesterol total e, em particular, do mau colesterol (LDL).

- Providencia uma boa quantidade de fibra, que contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

- O seu aporte em vitaminas do Complexo B, em particular de niacina, contribui para a tonicidade muscular, no sangue e nos nervos.

- Possui um bom teor de ferro, prevenindo situações de anemia.

- Tem um excelente aporte de magnésio, essencial para o correto funcionamento do coração e para o desenvolvimento da estrutura óssea, em conjunto com o cálcio.

- Contém anandamida, que induz a libertação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, e teobromina, que induz um relaxamento físico e intelectual.

- Apresenta quantidades interessantes de triptofano, um aminoácido essencial crucial na produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores importantes na regulação do humor.

 

É importante sublinhar que estas propriedades dizem respeito ao cacau e não ao chocolate. Para usufruir destes benefícios, é preferível optar por um chocolate com maior teor de cacau, amargo ou escuro, escolhendo aquele que tem, no mínimo, 70% deste elemento na sua composição.

 

Formas de consumir o cacau

- Em substituição do tradicional chocolate em pó para adição no leite, preferindo os tipos em pó sem açúcar adicionado.

- Em doces saudáveis e com baixo teor de açúcar.

- Se for sob a forma de pepitas, pode adicionar aos cereais de pequeno-almoço, a papas e batidos.

- Pode adicionar um quadrado de uma barra de chocolate negro às papas de aveia.

- Utilizar na confeção de cremes, como topping de salada de frutas, panquecas e papas de aveia.

 

Fonte: Lusíadas

 

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