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Bem-Estar
Cerejas: fique a conhecer as propriedades nutricionais do fruto adequado a diabéticos
quarta-feira, 04 julho 2018 10:51

Com a chegada do verão chegam também as cerejas, fruto tão apreciado por muitos. Em Portugal, as cerejas são produzidas maioritariamente na Beira Interior, seguindo-se Trás-os-Montes, Douro e Minho. Sendo bastante nutritivas, são indicadas para diabéticos, apresentando um baixo valor calórico e um alto teor em fibra.

 

A nutricionista Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa, da Clínica Lusíadas Almada e da Clínica Lusíadas Parque das Nações, deixa-lhe algumas dicas sobre este fruto. Fique a conhecer as vantagens nutricionais das cerejas.

 

Colher as cerejas

As cerejas deverão ser colhidas o mais maduras possível, uma vez que após a sua colheita não amadurecem, não se tornando mais doces, tal como se verifica com outros frutos como a maçã ou a pera.

As que apresentam melhor qualidade são as de maiores dimensões e mais polposas, cuja pele esteja limpa, firme, brilhante, sem manchas e fissuras. Uma cereja que esteja madura é mais pesada que uma verde. Os seus talos deverão encontrar-se verdes e estar bem presos ao fruto.

 

Conservar as cerejas

Deverão ser conservadas em local fresco. Poderão ser acondicionadas no frigorífico, sem lavar nem tapar, onde persistem até cerca de uma a duas semanas. Poderá optar por congelá-las, mas, neste caso, antes deverá lavá-las adequadamente e secá-las, podendo permanecer congeladas até oito meses.

 

Consumir as cerejas

- Poderão ser consumidas cruas. Num lanche, cerca de dez pares de cerejas correspondem a uma porção de fruta.

- Em saladas de frutos.

- Em sumos, batidos ou para aromatizar bebidas.

- Em compota ou geleia.

- Pastelaria: tartes, pastéis, empadas, mousses, trufas e sorvetes.

- Num lanche, adicionadas a iogurte natural ou com queijo quark.

- Poderá ser servida juntamente com pratos de carne ou em risoto.

- Sob a forma de licor.

- Os pés das cerejas podem ser utilizados para infusões.

 

Propriedades nutricionais das cerejas

- Baixo valor calórico: uma porção de cerejas (cerca de 20) têm aproximadamente de 60kcal.

- Ricas em fibra (1,6g/100g), maioritariamente solúvel (pectina) com efeito benéfico na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo da glicemia.

- Baixo índice e carga glicémica – significa que o açúcar das cerejas é absorvido no sangue a uma velocidade lenta, sendo uma fruta adequada para diabéticos.

- Cerca de 80% da porção de fruta ingerida é constituída por água, tendo um efeito diurético.

- Rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária: flavonoides (antocianinas), ácido elágico e ácidos fenólicos.

- Fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo.

- Ricas em melatonina – hormona importante na melhoria da qualidade do sono.

 

Fonte: Lusíadas

 

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