FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Bem-Estar
Manter ou abandonar os suplementos de vitamina D durante o verão? Conheça a opinião dos especialistas

Não existe um consenso dentro do seio de especialistas relativamente à necessidade de suplementos de vitamina D durante o verão. Ainda que a exposição solar seja inevitavelmente maior durante este período de tempo, muitos são os que defendem que deve ser mantida a sua toma. Contudo, as opiniões dividem-se.

 

A vitamina D é um componente essencial para a saúde do organismo, intervindo na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Somente 10% provêm da alimentação, sendo que os restantes 90% são obtidos através da exposição solar, em particular dos raios UVB.

Ainda que a síntese de vitamina D varie mediante o tipo e a cor da pele, a idade e outros fatores biológicos, durante o verão, uma exposição com uma duração aproximada de 15 minutos pode ser suficiente para assegurar os níveis necessários ao corpo humano. Esta exposição deve ocorrer com as pernas e os braços descobertos e sem protetor solar, já que este pode anular ou diminuir drasticamente a produção de Vitamina D pela pele.

No entanto, e para que seja eficaz, a exposição solar tem de ocorrer necessariamente durante as horas de maior calor, ou seja, entre as 10h00 e as 16h00. Mesmo que um período de cerca de 15 minutos não seja o suficiente para contribuir de forma significativa para aumentar o risco de cancro da pele, esta é precisamente a hora a que é maior o risco de queimaduras solares.

Desta forma, alguns especialistas sugerem que as doses de vitamina D possam ser conseguidas através da exposição solar durante as horas de maior calor por um curto período antes de aplicar protetor solar.

Por sua vez, outros contradizem esta informação, afirmando que a quantidade de vitamina D produzida através deste processo é muito incerta. Chamam ainda a atenção para o facto de o limite de segurança da exposição solar variar de pessoa para pessoa, consoante o tipo de pele.

Atualmente, existem muitas opções de suplementos de vitamina D no mercado, sendo medicamentos certificados, acessíveis e seguros. Como tal, muitos especialistas, nomeadamente médicos, defendem que se deve usar sempre proteção aquando da exposição solar, mantendo, em simultâneo, os medicamentos indicados para suprimir a necessidade deste elemento.

O Fórum D aconselha a manter a medicação, sendo que as doses recomendadas variam entre as 600U/dia para crianças e até 800 a 2000U/dia para adultos. Em casos de excesso de peso, esses valores são superiores.

Para mais informações sobre o Fórum D, consulte o site www.forumd.org.

 

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview