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Bem-Estar
Campanha nacional alerta para a importância de reconhecer, avaliar e tratar a dor crónica como uma doença
quinta-feira, 27 setembro 2018 11:28

“A Dor Não Tem de Ser o Triste Fado dos Portugueses” é o nome da campanha de sensibilização lançada pela Grünenthal, com o objetivo de alertar os portugueses para o facto de a dor crónica ser, efetivamente, uma doença. A iniciativa, que decorre no âmbito do Dia Nacional da Luta contra a Dor, que este ano se assinala a 19 de outubro, vai estar presente em mais de 200 Farmácias Holon de norte a sul do país, até ao início de novembro.

 

Apesar da elevada prevalência – em Portugal, afeta três em cada dez adultos, o equivalente a 37% – a dor crónica continua a ser frequentemente subestimada e negligenciada. Mediante esta realidade, a campanha surge com o intuito de reconhecê-la como uma doença, e não como um sintoma, pelo que precisa de ser adequadamente avaliada e tratada. Pode afetar a mobilidade, a capacidade para trabalhar e os padrões de sono, para além de ter um impacto negativo na relação com a família e com os amigos.

Como tal, os doentes são encorajados a falar abertamente sobre a sua dor e a procurar aconselhamento junto de um profissional de saúde.

“O Fado é uma expressão artística da identidade portuguesa e os portugueses ainda seguem muito a ideia de que o seu destino está traçado e não há como fugir dele. Com esta campanha, pretendemos demonstrar que a dor crónica, apesar de causadora de morbilidade, absentismo e incapacidade, tem tratamento e não tem de ser um triste destino para os doentes. Da mesma forma, queremos transmitir que é possível controlar a dor crónica e viver com qualidade”, afirma Ana Martins, diretora geral da Grünenthal Portugal.

Ao mesmo tempo, a campanha procura promover o papel do farmacêutico, que fará um questionário individual de avaliação da dor aos utentes, podendo aconselhar formas para uma melhor gestão da dor e, se necessário, reencaminhar o utente para o médico.

“O farmacêutico tem um papel fundamental no aconselhamento e na prevenção de problemas de saúde e esta campanha vem dotá-los de mais conhecimento e ferramentas importantes para dar resposta a um problema tão comum, mas ainda muito desvalorizado. É fundamental que o farmacêutico, além de conhecer as opções de tratamento existentes, saiba avaliar e compreender a natureza e influência da dor crónica na vida do doente”, esclarece Ema Paulino, diretora de Projetos & Serviços das Farmácias Holon.

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