A Psiquiatria Desportiva, enquanto área da Psiquiatria, visa efetuar uma avaliação integrada de todos os fatores que podem influenciar o estado emocional dos atletas e staff e implementar um plano para minimizar os sintomas de condições recorrentes em contexto de competição desportiva, como ansiedade e perturbações do sono ou humor.
“O ambiente de competição é propício ao desenvolvimento de sintomas emocionais que prejudicam o desempenho dos atletas, o que os impede de atingir níveis compatíveis com as suas capacidades”, explica Pedro Esteves, psiquiatra responsável pelo Departamento de Psiquiatria Desportiva da UPPC.
“Estas manifestações estão associadas, maioritariamente, a fatores como a pressão constante para vencer, lesões, falhas competitivas ou perspetiva de fim de carreira. As componentes biológica, psicológica e social da pessoa têm um papel preponderante na sua performance”, refere Pedro Esteves, psiquiatra responsável pelo Departamento de Psiquiatria Desportiva da UPPC.
Desta forma, a consulta vem, segundo o especialista, “preencher uma lacuna que existe no desporto de competição em Portugal, dado que o tratamento médico dos atletas se centra essencialmente na componente física. Porém, é imperativo que os desportistas estejam emocionalmente estabilizados, para que possam atingir o seu potencial desportivo e evitar sintomas como perda de concentração, diminuição dos reflexos e reações impulsivas durante a competição”.
A consulta de Psiquiatria Desportiva da UPPC está disponível todas as quartas-feiras, das 14 às 20h00. As marcações são realizadas via telefone, 23 9051 201, ou email geral@uppc.pt.